mudar no currículo

Compartilhe esse post!

5 itens para mudar no currículo

Sumário

Mudando o Currículo

Apesar de muitas mudanças nos processos de seleção estarem acontecendo, algo continua sendo uma constante: o recebimento de currículos como primeira etapa. E para passar para outras fases de um processo seletivo, esse documento tão importante, que diz muito sobre quem você é no mercado de trabalho, deve estar impecável. Por isso, separamos algumas dicas sobre o que mudar no currículo para te ajudar.

Ainda em 2022, é possível acrescentar as tendências. Confira!

Como tornar o Currículo mais atrativo?

Não é incomum que candidatos procurem um modelo de currículo para se basear, contudo, é importante lembrar que o que conta nesse momento são as SUAS experiências profissionais e conhecimentos. Entre os itens que ajudam a montar um currículo mais atrativo, podemos destacar:

  • Mostrar resultados
  • Incluir apenas informações importantes
  • Utilizar um design simples
  • Destacar as experiências mais relevantes
  • Redigir um texto bem escrito e conciso

Confira cada um dos tópicos em mais detalhes:

Mostre resultados

Você pode pensar que traduzir resultados em palavras seja difícil, mas isso com certeza trará mais destaque ao seu currículo do que apenas elencar cargos e funções que eram atribuídas a você em cada experiência que teve. Utilize dados e conquistas concretas que obteve durante sua atuação em determinada função.

Não inclua o que não agrega

Virou moda incluir hobbies e interesses pessoais aos currículos, mas será que isso realmente é necessário? Pense se eles têm relação com a vaga pretendida e verifique se o espaço usado para eles não seria melhor ocupado com cursos e outros quesitos mais pertinentes à vaga.

Seja clean

Ocorreu um boom de currículos com design mais arrojado nos últimos anos. Mas se você não é da área criativa, vale mais investir num simples currículo com conteúdo adequado do que ter tanta informação visual, que muitas vezes pode até atrapalhar a leitura do recrutador. O tradicional CV feito em word com as informações importantes e bem escrito pode funcionar muito bem.

Destaque experiências mais relevantes

Essa dica é ainda mais útil para quem está no mercado de trabalho há muito tempo e pode ter uma grande lista de empresas nas quais trabalhou. Não é necessário destrinchar tudo que fez em todas elas. Mantenha em destaque as últimas experiências e, se necessário, só liste as demais. Procure deixar em evidência funções e cargos que tenham relação com o posto para o qual você está se candidatando.

Texto bem escrito e conciso

Talvez esta seja uma tendência que sempre esteve presente, mas que muitos ainda não utilizam. Atenção à ortografia e gramática é essencial para toda e qualquer função. Já com relação à concisão, vale usar tópicos, palavras-chave e outros recursos que auxiliem o recrutador a ter uma leitura mais dinâmica do seu currículo, visto que, muitas vezes, o número de currículos que ele precisa analisar é grande.

Dica bônus – Adapte seu currículo a cada vaga para a qual for aplicar. Um documento customizado de acordo com a descrição da função pretendida e empresa te dá maiores chances de ter destaque e ser convidado para uma próxima etapa. 

Um bom currículo pode ajudar a conseguir o emprego dos sonhos?

Sim, com certeza! É importante lembrar que as demandas do mercado de trabalho mudam rapidamente, por isso, é necessário que você esteja sempre atento às modificações que estão ocorrendo para não ficar para trás, seja porque quer mudar de área de atuação ou simplesmente manter-se atualizado. 

Além disso, quem ainda não tem experiência profissional  também deve conferir as dicas e adequar seu currículo, afinal, esse documento pode ser sua porta de entrada para uma nova carreira.

E se você quer estar no caminho certo para ser um profissional cobiçado pelas empresas, continue acompanhando nossas dicas para se aperfeiçoar. Em nosso blog temos outros artigos importantes que podem ajudar você a conseguir o emprego dos sonhos!


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!