Tendências de Recrutamento e Seleção

Compartilhe esse post!

5 Maiores tendências de Recrutamento & Seleção para 2022

Sumário

Tendências de Recrutamento e Seleção

Diferentes setores passaram por mudanças ao longo da última década. Muitos desses avanços se deram no campo da tecnologia e isso não tem sido diferente com a área de Recrutamento & Seleção, que incorporou muitas inovações nos últimos anos e mantém isto como tendência. Ainda mais acelerados com relação a mudanças de paradigmas foram os dois últimos anos, nos quais, por conta da pandemia, muitas adequações tiveram de ser feitas.

De fato, a incorporação da tecnologia em diferentes frentes, incluindo sua adesão aos setores de recrutamento & seleção, não é algo passageiro. É uma tendência que veio para ficar. As pessoas que atuam como recrutadores puderam acompanhar essas mudanças e já percebem que elas serão parte dos setores daqui em diante. Novas habilidades, novas métricas e novas ferramentas são utilizadas no momento. Mas e a partir daqui? Quais são as tendências para o setor de Recrutamento & Seleção?

Para responder essa pergunta, separamos cinco tendências do Recrutamento & Seleção para 2022:

  • Foco na experiência do candidato;
  • Trabalho remoto;
  • Recrutamento por mídia social;
  • Inteligência Artificial (IA) usada em recrutamentos; e
  • People Analytics para processo de Recrutamento & Seleção. 

Confira mais detalhes de cada uma dessas tendências de Recrutamento & Seleção abaixo: 

1 – Foco na experiência do candidato

Muitas empresas já sabem da importância de manter uma experiência do colaborador positiva, mas e com candidatos? Será que isso acontece? As primeiras experiências vividas por um possível colaborador em uma empresa ocorrem durante o processo seletivo. É nesse momento que a impressão já se estabelece. Por isso, uma seleção transparente, com retornos e informações condizentes, tendem a contar positivamente para a empresa. É preciso pensar fora da caixa e ir além das metodologias mais tradicionais. A relação entre a marca empregadora e os talentos do mercado deve partir de pilares mais inovadores e humanizados. Focando na experiência do candidato, a instituição atrai os profissionais que são necessários e ainda cria um vínculo positivo com os que não foram aprovados, fortalecendo sua marca.

2 – Trabalho remoto

As políticas de trabalho no formato home office já se estabeleceram e muita gente não se vê mais voltando aos escritórios diariamente e dias inteiros. Nem que seja no modelo híbrido, essa é uma tendência que não parece estar terminando mesmo com a melhora da pandemia. Esse modelo permite também a abertura de vagas para talentos globais, já que a pessoa não precisa residir no estado para atuar em uma empresa que adota modelos mais flexíveis. Ou seja, elas alteram o processo seletivo em sua base também, já que as pessoas que serão contratadas, apesar de terem que apresentar todas habilidades para a função, não necessariamente precisam estar próximas do local nem mesmo para a entrevista.

3 – Recrutamento por mídia social

Atualmente, boa parte da população economicamente ativa está nas redes sociais. Por isso, as estratégias de recrutamento muitas vezes têm de passar por elas. Quando falamos em redes social para recrutamento não estamos falando apenas do LinkedIn, que tem um perfil mais voltado a esse tipo de ação, mas também de outras ainda mais usadas aqui no Brasil, como o Instagram, que detém 122 milhões de usuários, e Facebook, com 116 milhões de brasileiros logados, segundo dados de relatório produzido pela We Are Social em parceria com a Hootsuite. As estratégias utilizadas podem ser as mais variadas possíveis e devem ser pensadas de acordo com a plataforma utilizada e o público que se quer atingir.

 4 – Inteligência Artificial (IA) usada em recrutamentos

A Inteligência Artificial vem para auxiliar as etapas mais burocráticas dos processos seletivos, como por exemplo a triagem de potenciais candidatos, tornando a seleção mais ágil e eficaz por meio de automação. É fato de que a IA deve ser utilizada de modo que garanta todos os preceitos de qualquer outro modo de seleção, pois essa é sua tendência quando bem empregada. Ou seja, o sistema deve ser criado com algoritmos que atendam às diretrizes da empresa e que estejam livres dos julgamentos humanos. Do contrário, ao invés de melhorar o processo, ele pode trazer ainda mais problemas. Porém, se bem programada, a IA pode ser a ferramenta ideal para achar a pessoa com mais aderência para determinada vaga.  

5 – People Analytics para processo de Recrutamento & Seleção 

Dados concretos podem reduzir as incertezas dos processos seletivos. Esse é o objetivo da utilização de People Analytics: ter em mão mais informações sobre o candidato e seus comportamentos na internet. O que torna a análise de adequação de perfil mais fácil e certeira, já que eles revelam os comportamentos da pessoa além do que está indicado no currículo. Muitas vezes, em processos mais tradicionais, os recrutadores ficam de mãos atadas e precisam confiar no que foi entregue pelos próprios candidatos ao participar de uma seleção. Já com a utilização de dados coletados na web sobre o candidato, não é possível burlar ou esconder algo.

Como seguir as tendências de Recrutamento & Seleção?

Por fim, ficou claro que muitas são as mudanças do setor de Recrutamento & Seleção para 2022 e os anos que se aproximam. Por isso, contar com consultoria especializada na área e que esteja adaptada às mudanças que já ocorreram e aberta às demais novidades que chegam é crucial. A Somos Hub está sempre atenta às novas tecnologias e processos do segmento. Além disso, vale ressaltar que, mesmo com os avanços tecnológicos, o componente humano é o fator principal em qualquer processo seletivo. Para isso, a Somos Hub conta com equipe de especialista em diferentes frentes.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!