conduzir o processo seletivo

Compartilhe esse post!

A condução do processo seletivo e a importância do Know-How dos recrutadores

Sumário

Realizar uma contratação vai muito além de testar as hard skills e conhecimentos de um candidato. É preciso que os recrutadores saibam conduzir o processo seletivo de forma assertiva e tenham know-how sobre o setor para o qual está se contratando. Continue lendo e saiba mais!

Como conduzir um processo seletivo assertivo?

Conduzir processos seletivos não é uma tarefa fácil. O trabalho dos profissionais que atuam em recrutamento e seleção envolvem diversas variáveis que precisam ser consideradas para que seja possível encontrar o profissional mais adequado para preencher a vaga. E dessa forma, realizar uma contratação assertiva.

Isso acontece porque diferentes setores e empresas valorizam diferentes atributos em profissionais. Portanto, para conduzir um processo seletivo assertivo, é preciso que o recrutador esteja atento aos mais diversos fatores. Fatores que vão além dos testes relacionados aos conhecimentos e habilidades do candidato, como:

  • Qual é o perfil da empresa?

Saber qual é o perfil da empresa é fundamental para selecionar um candidato que vá ficar no cargo a longo prazo. Isso acontece porque, se a empresa tiver um perfil mais formal ou conservador, não adianta escolher um candidato que preze por um ambiente mais descolado, por exemplo. E o contrário também é verdade. Se a empresa for mais descontraída, um candidato com perfil mais formal pode não ficar no cargo por muito tempo.

  • Qual é a urgência da contratação?

A urgência da contratação também irá ditar como o processo seletivo deverá ser realizado. A depender do prazo da contratação, o recrutador poderá selecionar quais partes do processo seletivo são essenciais e quais partes podem ser deixadas de lado para realizar um processo enxuto, mas efetivo, visando encontrar o candidato ideal no menor tempo possível.

  • Qual é a cultura da empresa?

A cultura da empresa também deve ser considerada para encontrar o melhor candidato. Afinal, se a empresa tem determinados valores e o candidato discorda deles, é pouco provável que esse profissional se manterá no cargo a longo prazo. Pois, com o passar do tempo, ele provavelmente terá muitos embates e discordâncias com seus colegas e superiores.

  • O candidato tem boas referências?

Muitas pessoas podem considerar a busca de referências algo antiquado, contudo, essa etapa é fundamental para saber um pouco mais sobre o candidato, pois quem melhor para falar sobre a postura profissional de uma pessoa do que os indivíduos que já trabalharam com ela? Sendo assim, as referências ajudam a entender um pouco mais sobre a ética profissional e soft skills do candidato.

  • As soft skills do profissional são condizentes com as expectativas da empresa?

As soft skills do candidato irão ajudar a determinar se ele estará preparado para atender as expectativas da empresa. Se a ideia é que, a longo prazo, o profissional ocupe um cargo de liderança, é preciso verificar se ele tem as habilidades para isso, como comunicação assertiva, inteligência emocional, senso de responsabilidade, flexibilidade e outras. Portanto, é fundamental entender quais são as expectativas da empresa quanto ao candidato para escolher aquele com as soft skills que mais se adequem ao que é esperado.

  • Qual é o setor e quais são as suas especificidades?

Cada setor tem as suas especificidades. Alguns, mais tecnológicos, passam por mudanças mais rápido, já outros, mais conservadores, passam por alterações mais lentas. Tudo isso também irá ditar a escolha do profissional certo. Em setores mais dependentes da tecnologia, por exemplo, é preciso contar com candidatos que estejam sempre se atualizando sobre novidades.

Qual é a importância do Know-How dos recrutadores?

É impossível uma pessoa saber tudo sobre todos os assuntos. Nesse sentido, também não é provável que um único recrutador tenha os conhecimentos específicos necessários para realizar processos seletivos em todos os setores que existem no mercado.

Contar com um recrutador que possua conhecimentos específicos sobre o setor no qual a empresa está inserida é um grande diferencial, afinal, ele reconhecerá com facilidade se o candidato possui os conhecimentos necessários para atuar naquele cargo e as soft skills exigidas para lidar com situações do dia a dia e se desenvolver apropriadamente para, se for o caso, ocupar cargos mais altos no futuro.

Leia também!

Nesse sentido, contar com uma empresa de recrutamento que possua profissionais com know-how em áreas específicas é um grande diferencial e poderá te ajudar a sair na frente da concorrência, montando um time de excelência.

Aqui na Somos Hub, por exemplo, contamos com os melhores profissionais do mercado para, junto com o seu time de RH, agilizar e otimizar a seleção de candidatos. Nossos recrutadores possuem anos de experiência e atuação multidisciplinar. Por isso, entendem as dores de diferentes mercados e sabem o que entregar para a sua instituição.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!