processos seletivos em mercados competitivos

Compartilhe esse post!

A importância de processos seletivos em mercados competitivos

Sumário

Garantir mais agilidade e assertividade em Recrutamento e Seleção de profissionais capacitados para atuar em mercados altamente competitivos é o que separa empresas bem-sucedidas daquelas que terão dificuldades de atender as demandas de seus clientes a longo prazo.

O mundo dos negócios funciona à base de comportamentos em cadeia. Para cada ação, há uma reação. Se uma nova tendência surge, as empresas não medem esforços para acompanhá-la para não ficar para trás. Nenhum segmento está a salvo das novas demandas que mudam cada vez mais rápido devido à globalização e todas as tecnologias que temos hoje à nossa disposição. 

Nesse cenário, o nível de competitividade é altíssimo e, como consequência, a exigência quanto a qualidade de serviços e produtos cresce exponencialmente, pois, se você não oferecer aos seus clientes o que eles precisam, outra empresa com certeza oferecerá.

Então, para que seja possível se destacar em mercados altamente competitivos é preciso ter diferenciais, seja no produto, serviço, atendimento ou no posicionamento social, e isso só é possível se, dentro da organização, existirem profissionais capacitados que cumpram com eficiência as funções para as quais foram contratados para desempenhar e tenham a flexibilidade e perspicácia para acompanhar as mudanças constantes do mercado.

Ter bons profissionais é uma vantagem competitiva

Nesse sentido, o quadro de funcionários é um fator crucial para o sucesso da empresa. É preciso contar com profissionais que agregam valor e contribuem para a melhoria contínua dos processos da organização, tendo um impacto positivo nos produtos e serviços oferecidos e, por consequência, nos resultados finais.

De acordo com Victor Fazzio, Head & Managing Partner da Somos Hub, ter bons profissionais é uma vantagem competitiva e precisa ser visto como tal. Para que as empresas tenham sucesso, é fundamental que elas parem de ver o profissional como simples executor de atividades e passem a vê-lo como um investimento, afinal, apenas ele pode oferecer um ativo fundamental para o crescimento de uma organização: o capital intelectual.

Criatividade, sabedoria, diferentes vivências, capacidade de resolução de problemas, diversidade, adaptabilidade e determinação são apenas algumas das características humanas que não podem ser substituídas. Por isso, o capital intelectual é um ativo intangível e vantagem competitiva nas organizações.

Como encontrar e manter bons profissionais?

Assim, não é à toa que existe uma corrida para conseguir contratar os melhores talentos, mas muitas empresas acabam tomando o caminho errado, acreditando que processos rápidos e salários um pouco acima da média serão o suficiente para atrair e conquistar os melhores profissionais. 

Contudo, o que acontece é exatamente o contrário, pois quando um processo é apressado, etapas importantes podem ser deixadas de lado, como por exemplo, entender se existe fit cultural entre o candidato e a empresa, pois mesmo que o profissional tenha todas as hard skills solicitadas pelo cargo, se suas convicções e valores não forem compatíveis com a cultura da empresa, ele não ficará na vaga por muito tempo.

“E não adianta fazer leilão salarial, pois se a única coisa que prende um bom profissional à organização é a recompensa monetária, assim que outra empresa oferecer um salário mais alto esse profissional irá se desligar. Por isso sempre orientamos sobre a importância da cultura empresarial. Do plano de carreira e dos benefícios, pois são esses fatores que ajudam a manter um bom profissional”, afirma Victor Fazzio.

Dessa forma, se encontrar e manter os talentos é uma condição para o sucesso da empresa, os processos de Recrutamento e Seleção também são peça fundamental e precisam ser realizados com o máximo de cuidado, por profissionais especializados que saibam como recrutar, selecionar e capacitar funcionários que irão contribuir ativamente para a melhoria da empresa. Esse trabalho exige olhar crítico e um conhecimento profundo sobre pessoas, empresas e suas necessidades.

Quando o recrutamento e seleção é feito corretamente, ele garantirá a entrada de novos talentos bem preparados para realizar as atividades pertinentes ao cargo e, mais do que isso, com potencial para motivar o crescimento empresarial. 

Além disso, o recrutamento especializado também contribui para a diminuição dos custos. Evitando reprocessos e oferecendo para a empresa um ativo que poderá melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Portanto, garantir processos de Recrutamento e Seleção assertivos deve ser uma das prioridades da empresa para que ela não seja fadada ao insucesso. Apenas esses processos podem suprir a demanda intrínseca de uma empresa de poder contar com talentos que tenham a competência necessária para ajudar a mantê-la sempre atualizada e relevante frente a um mercado altamente competitivo e dinâmico.

Como realizar um recrutamento mais assertivo?

Para garantir que o Recrutamento e Seleção seja feito corretamente, alcançando os benefícios citados nesse artigo. Uma boa opção é contar com uma consultoria especializada no setor para otimizar seus resultados, contribuindo com o processo de recrutamento de ponta a ponta. Atraindo talentos e dando prioridade para o que a empresa precisa, sempre considerando as novas demandas de mercado.

E é exatamente assim que a Somos Hub trabalha: entendendo profundamente as necessidades dos nossos clientes para oferecer as melhores soluções e resultados. Com um olhar diferenciado e criterioso, ajudamos a aprimorar o quadro de funcionários das empresas para que elas se mantenham sempre relevantes e competitivas.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!