contratar um líder

Compartilhe esse post!

Ao contratar um líder quais competências procurar?

Sumário

Muito já se falou sobre a diferença entre um líder e um chefe. A gestão de pessoas, setores e equipes tem tomado espaço de destaque entre os assuntos da atualidade, seja pelo fato de como as funções de liderança têm se modificado, ou porque muitas pessoas não estão mais almejando cargos deste porte, o que dificulta o processo de contratar um líder. Neste último caso, as empresas têm o papel fundamental de mostrar que ser um líder não é um bicho de sete cabeças e que não vai atrapalhar a vida pessoal e deixar o funcionário sobrecarregado.

Já com relação às mudanças das funções, não basta apenas estar atualizado sobre as transformações digitais, práticas ESG (environmental, social, and corporate governance ou, em português, governança ambiental, social e corporativa) e com a diversidade de gerações. Isso tudo é sim bastante importante, porém, são coisas que estão intrinsecamente ligadas a um outra característica crucial para ser um bom líder atualmente: a humanidade. E esse traço de personalidade traz junto uma sequência de competências e habilidades.

Contudo, seja qual for a situação, na hora de realizar o processo seletivo para uma posição de liderança, os recrutadores precisam procurar por competências bastante específicas, que ajudarão a garantir uma contratação mais efetiva. Você sabe quais são elas? Continue lendo e descubra!

Quais são as 8 maiores competências de um líder?

Ao contratar um líder é necessário procurar as seguintes competências nos candidatos: 

  • Autoconhecimento;
  • Influência;
  • Autoconfiança;
  • Boa comunicação;
  • Bom relacionamento com equipe;
  • Versatilidade;
  • Flexibilidade; 
  • Ousadia;
  • Coragem e escuta ativa.

Confira com mais detalhes:

  • Autoconhecimento

Para liderar uma equipe, a pessoa tem que primeiro conhecer a si mesmo. O autoconhecimento é a capacidade de percepção sobre si perante os outros, como suas características podem afetar suas tarefas e a equipe como um todo e seus pontos positivos e negativos.

  • Influência

Um bom líder é exemplo para os componentes de sua equipe. Ele é capaz de influenciar principalmente por meio de suas ações. Não adianta seguir o “faça o que falo, mas não faça o que faço”, o exemplo é sempre o melhor norteador.

  • Autoconfiança

Líderes convictos de seu potencial passam respeito e segurança. Automaticamente eles influenciam e motivam suas equipes.

  • Boa comunicação

O líder é o ponto central da comunicação eficaz de cada setor. Quando um líder não se comunica bem com seus liderados, os resultados podem não ser os melhores. Boa parte dos processos eficazes dependem de uma boa comunicação. 

  • Bom relacionamento interpessoal

Empatia é a palavra-chave quando pensamos em líderes que sabem conduzir seu time. Além disso, um líder precisa estar disponível para criar vínculo com a equipe e passar mais confiança para todos.

  • Versatilidade e flexibilidade 

Um profissional versátil tem conhecimento abrangente, sabe discorrer sobre diferentes temas e está sempre em busca de conhecimento. Já quando ele é flexível, ele consegue se reinventar constantemente e se adapta facilmente a mudanças, o que é muito benéfico para cargos de gestão.

  • Escuta ativa

Saber escutar ativamente é uma das principais características para se ter êxito ao liderar uma equipe. Nenhum profissional gosta de ter um superior que não escuta e não está interessado em você e nem no seu trabalho. 

  • Ousadia e coragem

Ter o poder de decisão sem medo de falhar, já que nem sempre isso pode ser evitado, é fundamental. Assim, um bom gestor deve ter coragem e ousar em busca de melhores resultados.  

Extra – Líderes informais

Muitas vezes, temos pessoas que são influenciadoras em equipes corporativas mesmo sem ter um cargo de gestão. Elas costumam ser a ponte entre os colaboradores e seus líderes, como uma espécie de elo entre eles. É preciso reconhecer esses profissionais e saber dosar as responsabilidades que eles acabam tendo para que não fiquem sobrecarregados.

Esses profissionais, tidos como líderes informais, costumam ter exatamente as características que são buscadas nos líderes formais. Por isso, podemos dizer que são bastante apropriados para cargos de liderança num futuro, que muitas vezes está próximo. 

Onde encontrar profissionais com as competências de um líder?

Sendo assim, concluímos que muitas das competências que devem ser procuradas ao contratar um líder estão interligadas. Assim, há líderes natos e líderes que conquistam suas competências por meio de treino. Nem sempre é fácil identificar um bom líder, por isso, muitas vezes é necessário contar com ajuda profissional para encontrar o líder ideal que irá se destacar e se tornar inspirador e capaz de motivar e aumentar o potencial de sua equipe.

Para isso, você pode contar com a Somos Hub! Aqui temos um time com expertise e know-how para reconhecer bons líderes, que possuam as competências necessárias para guiar equipes em direção ao sucesso. Converse hoje mesmo com um de nossos especialistas e saiba mais!


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!