saúde mental no recrutamento

Compartilhe esse post!

Como abordar a saúde mental no recrutamento?

Sumário

Nos últimos anos, a discussão sobre saúde mental e seu impacto em todas as esferas da vida das pessoas – incluindo a profissional – tem crescido cada vez mais. Por isso, as empresas têm se preocupado em desenvolver processos e ambientes que favorecem a saúde mental dos profissionais desde o momento do recrutamento para, assim, não perder bons candidatos. Continue lendo e saiba mais:

O que é a Saúde Mental?

Ao contrário do que muitos pensam, o conceito de “saúde mental” não está relacionado apenas com a falta de doenças mentais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental refere-se a um bem estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade”¹.

Portanto, mais do que ausência de doenças mentais, a saúde mental é um conceito que envolve conseguir lidar com situações adversas. Seja no convívio social, no trabalho ou em qualquer outra esfera de nossas vidas. 

Para resumir, podemos dizer que a saúde mental é:

  • “Estar bem consigo mesmo e com os outros;
  • Aceitar as exigências da vida;
  • Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
  • Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.”²

Dados Saúde Mental

No mundo moderno, temos que lidar constantemente com inúmeras situações e rápidas mudanças que, a longo prazo, podem prejudicar nossa saúde mental, relações sociais e trabalhistas.

O fato é que problemas de saúde mental sempre existiram em nossa sociedade. Porém, desde o início da pandemia muitos sentiram um agravo de problemas psíquicos. 

Dados Saúde Mental no Recrutamento

As empresas precisam se preocupar com Saúde Mental?

Agora que o significado de saúde mental está cada vez mais difundido e inegavelmente têm acontecido um aumento dos problemas psíquicos nos últimos anos, muitas empresas estão empenhadas em introduzir o conceito em sua cultura, desde o recrutamento.

E com essa tendência, todos os lados, tanto da empresa, quanto dos funcionários, só têm a ganhar!

Isso acontece porque quanto mais acolhedor e humanizado for o ambiente de trabalho, mais satisfeitos e confortáveis os profissionais estarão para expor suas dificuldades e, assim, evoluir e receber ajuda, seja de profissionais da saúde em forma de tratamentos ou de seus colegas de trabalho em forma de compreensão..

Em uma empresa onde a saúde mental e a humanização são tratadas como prioridade, é possível que os candidatos notem a diferença e se sintam confortáveis desde o processo seletivo, abordando durante conversas com recrutadores seus desafios atuais, por isso, a empatia é fundamental.

Como trazer o tema da Saúde Mental no Recrutamento?

Desde o início da pandemia, muitos recrutadores precisaram adequar suas atividades e processos para conseguir continuar entregando resultados assertivos apesar de todas as dificuldades e problemas que estavam enfrentando. Nesse sentido, os profissionais mais experientes começaram a lidar com a realidade de que, muitas vezes, durante um recrutamento e seleção, teriam que lidar com candidatos que não estavam bem e completamente saudáveis mentalmente.

Assim, além de ter que lidar com processos a distância, cenário forçado por conta da pandemia, os recrutadores também passaram a ter que lidar com mais frequência com candidatos passando por períodos difíceis, o que também é uma variável importantíssima a ser considerada durante o recrutamento.

Considerando o cenário mundial, é dever de um bom recrutador entender não apenas as habilidades do candidato. Ele também deve considerar a situação atual que ele está enfrentando, ou seja, se está fora do mercado já há muito tempo, se teve uma perda ocasionada pela pandemia, se sua saúde física e mental foi afetada, etc.

Por isso, é preciso entender que a ideia de um candidato perfeito perpassa todos esses aspectos e o recrutador precisa estar pronto para lidar com isso. 

Infelizmente, uma grande parte da sociedade ainda vê as pessoas com transtornos mentais como incapazes de realizar determinadas tarefas ou “instáveis”, contudo, essa visão não poderia estar mais errada e as empresas precisam começar a entender isso e implantar ações que tornem seu ambiente seguro, conscientizando os líderes, RH e recrutadores.

Apesar de tudo isso, é importante lembrar que o recrutador não deve, em hipótese alguma, perguntar ao candidato se ele está passando por algum tipo de tratamento ou medicado, afinal, se o profissional se sentir confortável e se achar necessário, ele mesmo irá mencionar o assunto.

Quais os benefícios de um ambiente que favorece a Saúde Mental?

Entre os benefícios de um ambiente de trabalho que se preocupa e favorece a saúde mental, podemos citar:

  • Funcionários mais engajados, satisfeitos e produtivos;
  • Equipes integradas;
  • Maior possibilidade de crescimento profissional dos profissionais;
  • Diálogo mais claro e produtivo entre todos;
  • Mais motivação para participarem da tomada de decisões e resolução de problemas;
  • Mais qualidade de vida para todos que atuam na instituição.

Portanto, um ambiente que favorece a saúde mental é bom tanto para os profissionais, quanto para as empresas que acolhem seus colaboradores.

Você, recrutador, já tinha pensado sobre esse assunto? Esperamos que esse artigo traga uma reflexão sobre como os processos seletivos são conduzidos. Além disso, se eles levam em consideração ou não essa questão tão importante. Compartilhe com seus colegas e continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse!

Referências:

Saúde Mental – UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em: https://www.ufmg.br/saudemental/saude-mental/o-que-e-saude-mental//¹

Saúde Mental – Governo do Estado do Paraná, em https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Saude-Mental²


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!