Como contratar minorias?

Compartilhe esse post!

Como contratar diversidade e minorias?

A identidade e individualidade de cada um de nós é o que temos de mais valioso. São coisas que devem ser celebradas e das quais devemos ter orgulho. Cada pessoa é única e respeitar as diferenças é uma obrigação nossa como sociedade para que possamos evoluir e ampliar nossos horizontes. Nesse sentido, incluir minorias no mercado de trabalho deve ser uma prioridade para agregar mais valor e pluralidade para as empresas.

Sumário

Não basta apenas contratar, é preciso incluir!

A identidade e individualidade de cada um de nós é o que temos de mais valioso.

Devemos celebrar essas coisas e sentir orgulho delas. Cada pessoa é única e respeitar as diferenças é uma obrigação nossa como sociedade para que possamos evoluir e ampliar nossos horizontes. Nesse sentido, incluir minorias no mercado de trabalho deve ser uma prioridade para agregar mais valor e pluralidade para as empresas.

Já há alguns anos que a inclusão de minorias é um tema em destaque em muitas áreas, incluindo no mercado de trabalho. A sociedade demanda por igualdade e inclusão, e não abraçar essa ideia é ir na contramão de todas as tendências atuais, além de prejudicar sua própria operação.

A diversidade é uma realidade que precisamos não apenas aceitar, mas sim comemorar, pois ela é importante não apenas para promover mais igualdade mas também para garantir um ambiente de trabalho mais engajado e inovador.

Para reforçar essa realidade, a empresa inglesa PwC (PricewaterhouseCoopers) realizou uma pesquisa global sobre o tema e as informações recolhidas indicaram que 76% das empresas consideram a diversidade uma das prioridades. Isso acontece porque vivemos em um mundo de soluções e inovações e, ambas coisas, só podem ser alcançadas por meio da variedade de ideias e experiências.

Assim, a importância da diversidade também está ligada à melhora da produtividade e da descoberta de soluções e ideias inovadoras, por isso, quanto mais plural for sua equipe, melhores serão os resultados e mais facilmente sua empresa irá superar os desafios.

E agora que já falamos sobre a importância da diversidade e da inclusão de minorias, é preciso entender, exatamente, o que são as minorias.

O que são minorias?

Ao contrário do que possa parecer, a expressão “minorias” não é destinada para designar quantidade de indivíduos, mas sim grupos (que podem ou não ser maioria quantitativamente) que possuem menor poder, influência e espaço na sociedade. As minorias são pessoas, em geral, marginalizadas e excluídas, que raramente ocupam cargos de destaque, sejam eles públicos ou em companhias privadas.

Entre as minorias, podemos citar a população negra, LGBTQIA+, mulheres, indígenas e pessoas com deficiência. Felizmente, quanto mais tempo passa, mais cresce a reivindicação de inclusão de minorias em todas as esferas da sociedade por parte da mídia, meios de comunicação e da população como um todo, por isso, cada vez mais fala-se sobre a relevância de construir um time de colaboradores diverso e inclusivo,

Ter uma empresa com perfis diversos de colaboradores contribui com debates enriquecedores, afinal, pessoas com visões e experiências diferentes podem chegar às respostas mais assertivas, contribuindo com melhores resultados. 

Contudo, é importante lembrar que não basta apenas contratar minorias, mas também é necessário incluí-las, de fato, no ambiente de trabalho. Para isso, é necessário construir uma cultura de diversidade e inclusão.

Isso porque, contratar minorias sem promover sua inclusão só traz desvantagens para todas as partes envolvidas, pois preconceitos podem vir à tona e prejudicar o ambiente laboral, além de afetar a saúde mental dos funcionários. Além disso, a discriminação irá afastar qualquer minoria, aumentando a taxa de turnover, empacando o desenvolvimento da empresa e causando cicatrizes profundas na autoestima e confiança da vítima.

Como promover a inclusão de minorias no ambiente de trabalho:

Para garantir a inclusão de minorias no ambiente de trabalho é preciso:

  • Educar as equipes
  • Proibir terminantemente qualquer tipo de discriminação
  • Promover minorias
  • Fazer pesquisas sobre o cenário da empresa

Os consumidores e população como um todo demandam inclusão, pois querem ver suas marcas favoritas engajadas com causas que eles acreditam, mas a sua principal motivação para a diversidade deve ser o fato de que, apenas com ela, é possível construir uma equipe plural, com os mais diferentes pontos de vista para encontrar resoluções para qualquer problema ou desafio.

Confira com mais detalhes cada um dos tópicos citados acima:

  • Eduque as equipes – principalmente os líderes – sobre a relevância da inclusão

Para que as minorias se sintam acolhidas, é necessário que todos entendam porque a inclusão é tão importante e como ela pode contribuir para a equipe como um todo. E assim como qualquer outra mudança de cultura, o ideal é que essa transformação parta da liderança, que deverá ser responsável por conscientizar seus times sobre a necessidade de se educar sobre as reivindicações desses grupos e sobre como evitar qualquer tipo de fala ou ação discriminatória.

  • Qualquer tipo de discriminação deve ser terminantemente proibida e reprovada

Imagine que o seu nome é “João”, mas as pessoas continuamente te chamam de “Maria”. Ou, ainda, que você se identifique com um pronome masculino “ele”, mas as pessoas insistem em se referir a você no feminino. Você não ia gostar disso, não é mesmo? Pessoas trans, por exemplo, precisam lidar com esse tipo de situação diariamente, e isso é algo que fere suas identidades. 

Nesse sentido, é essencial que as empresas não tolerem qualquer tipo de discriminação no ambiente de trabalho, incluindo as micro agressões como recusar-se a chamar as pessoas pelo seu nome social. 

Para garantir que todos se sintam confortáveis e incluídos, é preciso excluir qualquer atitude discriminatória do ambiente de trabalho.

  • Promova minorias

Ter minorias em cargos de liderança é fundamental para estabelecer, de fato, igualdade entre todos os grupos. Afinal, não basta contratar minorias, mas não as promover para cargos de gerência. Além disso, ter minorias em cargos de liderança também é uma inspiração para todos os demais colaboradores que pertencem a esses grupos, que se sentem representados e passam a enxergar possibilidades reais de crescimento.

  • Faça pesquisas sobre qual é o cenário atual da empresa

Para promover ações assertivas de inclusão é necessário entender quais são os problemas que precisam ser corrigidos. Para que isso aconteça, é preciso recolher informações sobre o atual cenário da organização: quantas mulheres, PCDs, LGBTQIA+, negros e minorias em geral atuam na companhia? Dentre eles, quantos estão em cargos de liderança e gerência? E quantos se sentem discriminados ou já escutaram comentários ofensivos de colegas?

Para resolver o problema, é preciso conhecê-lo, e para incluir minorias, é preciso entender suas dores e preocupações. Por isso, é essencial dedicar tempo e energia para conhecer o cenário real.

Além de garantir que colaboradores que já estão na companhia entendam o cenário, é preciso que, em especial, a equipe de Recrutamento e Seleção compreenda a relevância da diversidade.

Como o recrutamento e seleção impulsiona a diversidade?

Sabendo a relevância de contratar minorias, é essencial que o time de recrutamento e seleção comece a agir para impulsionar as contratações de diversidade:

  • Priorize a inclusão abrindo mais vagas afirmativas, ou seja, para minorias
  • Conduza entrevistas imparciais e evite qualquer tipo de prejulgamento
  • Em processos de recrutamento e seleção de cargos de gerência, sempre inclua minorias
  • Desde o processo seletivo, realize apresentações e debates sobre diversidade para os candidatos e novos contratados

Qual o benefício de contratar minorias?

São vários os estudos que explicitam a importância de incluir grupos minoritários para que seja possível aumentar a pluralidade de ideias e opiniões. Sendo assim, para que as organizações possam crescer, é primordial promover a inclusão.

Empresas que não dão oportunidades para minorias irão ser deixadas para trás, pois não conseguirão acompanhar as mudanças que tem acontecido no mercado e a demanda por soluções diferenciadas.

Por fim, é importante lembrar que, para que seja possível se beneficiar da diversidade, é necessário que a cultura da empresa seja inclusiva para que todos os funcionários possam se sentir aceitos e motivados a dar o seu melhor, em um ambiente saudável e seguro para todos.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!