Profissionais de Tecnologia

Compartilhe esse post!

Como contratar e reter Profissionais de Tecnologia?

Contratar e reter profissionais de tecnologia é um desafio recorrente para muitas empresas, por isso, é necessário conduzir o processo seletivo com muito cuidado e atenção para que seja possível encontrar os melhores profissionais e, mais do que isso, garantir que eles permaneçam na empresa por bastante tempo!

Sumário

Profissionais de Tecnologia

O Recrutamento e Seleção de profissionais de tecnologia é um desafio recorrente para muitas empresas, por isso, é necessário conduzir o processo seletivo com muito cuidado e atenção para que seja possível encontrar os melhores profissionais e, mais do que isso, garantir que eles permaneçam na empresa por bastante tempo!

Por que o recrutamento e seleção para tecnologia é diferente?

Nos últimos anos a demanda por profissionais de tecnologia cresceu significativamente. Com as novas demandas do mercado e dos consumidores, inúmeras empresas – mesmo as mais tradicionais – passaram a investir nesse setor a fim de proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes, afinal, vivemos na era da informação e agilidade, e esperamos processos digitalizados, simples e rápidos em todos os lugares.

Sendo assim, a procura por profissionais de tecnologia também tem aumentado, pois cada vez mais empresas de diferentes áreas têm apostado nas inovações para aprimorar seus processos, o que causa uma grande procura de profissionais qualificados e, por consequência, uma escassez de talentos, o que faz com que muitas organizações se deparem com a dificuldade de contratar. 

Outro fator da equação, que complica ainda mais a busca por candidatos disponíveis, é a oferta de vagas em empresas estrangeiras. Infelizmente, a migração de cérebros é uma realidade que não podemos negar e, com o alto valor do dólar, não é incomum que os profissionais deem preferência para empregos em organizações fora do Brasil.

Desafios do recrutamento de Profissionais de Tecnologia 

Todas essas especificidades da área de tecnologia acabam culminando em desafios no processo.

Um deles é realizar propostas mais atrativas que outras empresas. Devido a escassez de profissionais qualificados, existem mais oportunidades do que talentos para preencher as vagas, o que torna o processo mais complexo. Afinal, as empresas precisam trabalhar para garantir ofertas de emprego mais atrativas a fim de ganhar a corrida para assegurar contratações de candidatos qualificados.

Outra tarefa fundamental do recrutador é alinhar as expectativas da empresa com os conhecimentos dos candidatos. Quando o profissional de recrutamento e seleção não sabe exatamente o que está procurando, fica muito mais difícil de encontrar! Nesse sentido, é fundamental que ocorram conversas honestas entre os coordenadores dos times de tecnologia e os recrutadores para alinhar os requisitos da vaga a fim de garantir um processo de trabalho mais assertivo e rápido.

Assim, o desafio nesse sentido é garantir a troca de informações e alinhamento entre ambas as partes envolvidas nesse processo para assegurar que o profissional ideal seja encontrado gastando menos tempo e esforço.

Como contratar Profissionais de Tecnologia?

Considerando os fatores citados, para que seja possível realizar um processo de recrutamento e seleção assertivo, é necessário seguir os passos:

  1. Levantar todas as habilidades técnicas necessárias para ocupar a vaga;
  2. Levantar todas as habilidades comportamentais necessárias para ocupar a vaga;
  3. Levantar todos os aspectos culturais e valores da empresa para alinhar as expectativas de candidatos e da organização;
  4. Avalie as experiências anteriores do candidato e, se possível solicitar referências;
  5. Por fim, elaborar testes técnicos e comportamentais que permitam a avaliação das competências. 

Outro ponto importantíssimo é garantir que o processo seletivo não seja moroso, pois quanto mais longo e demorado o processo, mais chances do profissional desistir da vaga ou ser abordado por uma outra empresa que ofereça um processo mais simples e ágil. Por isso, é muito importante não pular as etapas de testes e dinâmicas, mas também considerar que as fases não podem ser excessivamente demoradas.

Como reter Profissionais de Tecnologia?

Com a contratação realizada, o trabalho não acaba. É preciso garantir que o profissional fique na empresa, para isso, alguns pontos são fundamentais. Como garantir mais flexibilidade, investir em tecnologia, oferecer benefícios de verdade e cuidar do bem-estar dos funcionários.

  • Garanta mais flexibilidade para os profissionais

Nos últimos anos, cada vez mais profissionais têm valorizado flexibilidade no trabalho, dando preferência para empresas que estejam dispostas a negociar o modelo de trabalho (home office, híbrido ou presencial), bem como horários e vestimentas.

Vale lembrar que, além da flexibilidade ser mais vantajosa para o profissional, a empresa também acaba ganhando, conseguindo reter talentos e também construir uma equipe que entrega os melhores resultados, afinal, profissionais satisfeitos e felizes tendem a ser mais produtivos. Portanto, assegurar mais flexibilidade é essencial para reter talentos que vão entregar mais valor para sua empresa.

  • Tenha tecnologia de ponta

Parece óbvio dizer, mas profissionais de tecnologia querem trabalhar com tecnologia de ponta. Por isso, se você quer segurar talentos na sua empresa, é primordial se livrar de sistemas antigos – e metodologias também!

Não tem nada mais frustrante para um amante de tecnologia do que ter que lidar diariamente com ferramentas antigas e ultrapassadas, portanto, é essencial que você dedique-se em escolher tecnologia de ponta para seus profissionais trabalharem. Além de ser vantajoso para eles, que terão à disposição soluções que irão facilitar o seu dia a dia, a empresa também ganha, pois terá tecnologias de última geração para garantir os melhores resultados.

  • Invista na construção de uma cultura sólida

A cultura da empresa é um ponto essencial para muitos profissionais. Caso o candidato ou colaborador não se identifique com os valores, missão e propósito da companhia, é pouco provável que o processo seja bem-sucedido ou que o talento permaneça na empresa por muito tempo.

  • Ofereça benefícios de verdade

“Ambiente descolado e descontraído” não entra nessa lista! Claro que todos queremos trabalhar em um espaço confortável, mas para garantir a retenção de um profissional é necessário oferecer benefícios úteis. Conversando com os funcionários para entender suas demandas a fim de oferecer o que eles, de fato, precisam.

Possibilitar que o profissional trabalhe de onde ele quiser, criar vantagens que favoreçam os momentos de lazer e o bem-estar de seus colaboradores é essencial para garantir que eles permaneçam na empresa.

  • Valorize e cuide da saúde mental dos profissionais

O dia a dia de um trabalhador no setor de tecnologia pode ser bastante estressante. Com a pandemia e as mudanças de rotinas, muitos profissionais têm se sentido sobrecarregados e os transtornos relacionados à saúde mental continuam a crescer.

Por isso, quanto mais tempo passa mais se fala sobre a importância da saúde mental e a empresa pode – e deve! – fazer parte desse processo, levantando ações que valorizem o bem-estar do trabalhador e colocando em foco esse tema que é tão importante. Assim, é essencial que os gestores estejam preocupados e treinados para acompanhar mais do que o desempenho e entrega dos profissionais em seu time, reparando também no seu bem-estar.

Importância de contar com profissionais especializados para realizar a contratação de talentos em tecnologia

Para assegurar que a contratação ocorra com assertividade e que sua empresa consiga contar com os melhores talentos do mercado, é essencial ter a parceria de profissionais especializados na contratação do setor, também conhecidos como Tech Recruiters. 

Como a área de tecnologia tem crescido exponencialmente nos últimos anos e não irá parar, o aumento das demandas em empresas e startups tem exigido cada vez mais dos recrutadores, que precisam escolher os profissionais certos para vagas cada vez mais complexas e, ainda, lidar com a falta de candidatos no setor. 

A Hub é um parceiro que entende essas necessidades e as dificuldades de recrutamento para a área de tecnologia. Contamos com profissionais especializados neste setor, que conhecem os obstáculos e estão preparados para encontrar os melhores profissionais para sua empresa, desenvolvendo testes precisos e realizando o processo seletivo de ponta a ponta para, no final, entregar os melhores resultados.

Converse com um de nossos especialistas para saber mais sobre nossa atuação e continue nos acompanhando para não perder conteúdos relevantes!


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!