Logística

Compartilhe esse post!

Como encontrar os melhores desenvolvedores em logística?

Sumário

Com o comércio físico ainda se recuperando da pandemia e a mudança de comportamento do consumidor brasileiro que não só passou a optar mais pelos serviços on-line durante o período de isolamento social, mas que passou a utilizar esse modelo mesmo com a retomada, o setor de logística continua em crescimento.

Quanto o mercado brasileiro de logística cresceu?

O mercado brasileiro de galpões e condomínios logísticos, por exemplo, bateu um recorde histórico no segundo trimestre de 2022 e registrou aumento de 60% em relação ao mesmo período em 2021, segundo publicação da Associação Brasileira de Logística (Abralog).

Apesar do país ainda ocupar a 56ª posição no ranking Logistics Performance Index (LPI), do Banco Mundial, a ascensão do setor aqui no país tem mostrado grande força.

Muito desse crescimento se deve à tecnologia e às novas soluções digitais. Mas todos esses aparatos trazem um problema que tem sido bastante comum em outros setores. Esse problema é a escassez de mão de obra de especialistas em desenvolvimento de sistemas.

Por que faltam desenvolvedores qualificados em logística?

De acordo com a pesquisa divulgada em matéria do Valor Econômico, entre os dez cargos da área de tecnologia mais procurados pelas empresas, três são de desenvolvedores para atuar em iniciativas de experiência do usuário, armazenamento de dados e na construção de sites e aplicativos.

Esses profissionais são fundamentais para o desenvolvimento de recursos diversos na área de logística, seja para armazenamento em nuvem, análise de dados, rastreamento e conceitos de Business Intelligence (BI), por exemplo. Porém, essa escassez de mão de obra qualificada no setor de Tecnologia da Informação é ainda mais latente quando segmentamos seus nichos, como o ramo de TI na área da logística.

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), no Brasil, mais de 797 mil postos de trabalho em TI serão abertos até 2025, enquanto 267 mil profissionais serão formados. Ou seja, irão sobrar 530 mil vagas abertas sem profissionais para contratar.

A logística 4.0 é considerada o futuro do desenvolvimento da área e, para que ela flua sem interferências, são necessários desenvolvedores. Por isso é de extrema importância saber onde achar esses profissionais e como contratá-los.

 O que pode atrair um bom desenvolvedor para a sua empresa de logística?

Assim como os demais profissionais, os desenvolvedores buscam o melhor para si e sua carreira. Porém, eles saem com o bônus de ter escolha sobre onde trabalhar. Já que o número de oportunidades é maior do que o de oferta de mão de obra qualificada. Por isso, saiba que os itens abaixo são essenciais para atrair um desenvolvedor em logística:

  • Cultura organizacional alinhada com seus ideais;
  • Horários flexíveis;
  • Ambiente corporativo acolhedor;
  • Possibilidade de home office ou sistema híbrido;
  • Salários compatíveis com essa escassez;
  • Possibilidade de ascensão na carreira;
  • E itens que podem ser específicos para um dos candidatos, levando em consideração seus gostos pessoais.

Como encontrar e recrutar desenvolvedores para logística?

Saber o que se está procurando é o primeiro de todos os passos. Definições claras do escopo e função é primordial. Além disso, saber onde buscar esses profissionais, pois nem sempre eles estão disponíveis no mercado ou em busca de anúncios de vagas, já que são poucos em meio a muitas oportunidades.

Com a expansão desse mercado e falta de mão de obra de desenvolvedores, fica ainda mais evidente a necessidade de um recrutamento com expertise na área. A contratação de uma consultoria que seja tanto especializada em Recrutamento & Seleção quanto disponha de um time com foco em logística para isso, facilita muito o encontro de pessoas para cada uma das funções.

Além disso, uma assessoria que una ambas as vertentes saberão onde encontrar os melhores profissionais, como definir qual dos candidatos melhor se adequa a determinada vaga, como aplicar testes de acordo com o cargo, como analisar se o currículo está compatível com as habilidades do profissional e, até mesmo, como conduzir a seleção do começo ao fim com maior assertividade.

Se para vagas para as quais há candidatos sobrando a contratação de uma consultoria em recrutamento e seleção é muito benéfica. Já para vagas em que há escassez de mão de obra ela se faz extremamente necessária.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!