Como encontrar os melhores talentos em Life Science

Compartilhe esse post!

Como encontrar os melhores talentos em Life Science?

A saúde sempre foi um setor fundamental, contudo, nos últimos anos ele está ainda mais em alta, o que faz com que as empresas entrem em uma corrida por inovação e soluções que melhorem a qualidade de vida e bem-estar da população. Nesse cenário, contar com os melhores talentos da área da saúde é uma necessidade!

Sumário

Econtrando os melhores talentos em Life Science

A saúde sempre foi um setor fundamental, contudo, nos últimos anos ele está ainda mais em alta. Isso faz com que as empresas entrem em uma corrida por inovação e soluções que melhorem a qualidade de vida e bem-estar da população. Nesse cenário, contar com os melhores talentos da área da saúde é uma necessidade!

E em meio a tantas demandas que o setor de saúde tem recebido, pode não ser uma tarefa fácil encontrar e reter talentos no segmento, já que as oportunidades têm crescido nos diferentes setores de Life Science. De acordo com o último relatório divulgado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), o número de pessoas empregadas na área da saúde cresceu 0,6% entre agosto e novembro de 2021 ao atingir 4.652.588 de trabalhadores.

No setor privado, o acumulado do ano de 2021 registrou 246.192 novos empregos, dado que representa 7,9% do saldo gerado pelo mercado de trabalho. Diante da grande oferta de empregos, é de extrema importância ter profissionais preparados e com expertise em Recrutamento e Seleção na hora de contratar para o setor. Por isso, é fundamental que Indústrias farmacêuticas, empresas de equipamentos e dispositivos médicos, hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras de saúde possam contar com equipes especializadas de Recrutamento e Seleção na área da saúde para garantir um processo seletivo assertivo.

O que é necessário para contratar os melhores profissionais para área de Life Science?

Vários são os fatores que devem ser considerados pelos recrutadores para contratar o profissional ideal para o cargo. Entre eles, podemos citar:

  • Revisão de requisitos
  • Salários compatíveis
  • Benefícios
  • Cultura organizacional compatível com perfil dos candidatos

Pensando na balança entre oferta e procura, é necessário que as empresas tenham em mente que será preciso alguns esforços para atrair o talento ideal. Confira com mais detalhes os pontos que podem ser cruciais para conquistar os melhores profissionais do mercado da saúde.

Requisitos devem ser revistos

Diante da alta de ofertas e escassez de mão de obra no setor de Life Science, muitas vezes as empresas têm de reavaliar os requisitos da vaga, por exemplo, um cargo gerencial que a princípio a empresa pediria anos de experiência. Esse fator pode dificultar a busca pelo talento adequado visto que a maioria já estará empregada. A redução desse requisito pode atrair um grande profissional que busca uma oportunidade de mostrar seu talento, mesmo sem ter atuado muitos anos em um cargo gerencial.

Salários mais que compatíveis

O valor que o colaborador ganhará faz sim uma grande diferença na hora que ele busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Por isso, não é hora de redução de gastos. O salário tem de estar de acordo com o mercado de trabalho e muitas vezes se mostrar mais vantajoso do que a concorrência.

Benefícios além do salário

Em meio a tantas ofertas de empregos na área da saúde, o salário acaba não sendo o único atrativo. Horários flexíveis, incentivos de estudo e políticas centradas na família costumam ser ótimas estratégias para encantar os talentos que as organizações precisam.

Cultura organizacional compatível com perfil dos candidatos

Uma cultura organizacional transparente conta pontos a favor da empresa. Ela deve ser centrada em valores positivos e cultuar o clima organizacional de trabalho em equipe, além de fomentar a felicidade de seus colaboradores.

Por que é importante contar com especialistas para atrair talentos em Life Science?

Apesar da crescente procura de estudantes por cursos superiores na área da saúde, conforme mostra análise feita pela ABMES, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, esses profissionais terão sua formação daqui alguns anos. Enquanto isso, o setor segue com escassez de profissionais. Por isso, itens como os que citamos como estratégia para atrair talentos são de extrema importância para chamar a atenção dos candidatos.

Agências de recrutamento e seleção especializadas no setor de Life Science podem ser a solução para os departamentos de recursos humanos. Elas devem ter recrutadores com sólida formação no setor, o que faz com eles tenham um relacionamento mais compatível com os candidatos da área deles. Além de saberem exatamente o que procuram e onde encontrar.

Como manter os melhores talentos de Life Science

Depois da atração dos melhores talentos em Life Science, vem a hora de mantê-los na instituição.

Dentre as ações que podem ser feitas para a retenção estão: pesquisa de satisfação dos colaboradores, análise do motivo de saída de talentos, mentores adequados, oportunidades de desenvolvimento, investimento em inovação, treinamentos, ambiente motivacional, benefícios adicionais, autonomia e bonificações específicas.

Além disso, todos os pontos que já citamos servem não só para atraí-los, mas também para retê-los. Por isso, tudo deve ser preservado ao longo do tempo em que o colaborador atua na empresa. Vale ressaltar ainda que as estratégias devem ser revistas constantemente, de acordo com o dia a dia da empresa, com as avaliações que são feitas pelos colaboradores e com as mudanças do mercado.

E para garantir que suas estratégias estejam sempre atualizadas com a demanda do mercado e, principalmente, com os interesses dos melhores talentos, você pode contar com a Somos Hub! Nós entendemos que as mudanças globais no comportamento humano, as tecnologias e as novas necessidades em cuidados têm gerado grandes demandas de capital humano nesse setor, e temos um time de recrutadores com expertise e conhecimento na área da saúde para recrutar e selecionar os melhores profissionais.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!