Contratação Assertiva no Setor Financeiro

Compartilhe esse post!

Como fazer uma contratação assertiva no setor financeiro?

A área financeira é essencial para que um negócio possa prosperar e garantir os melhores resultados, por isso, é imprescindível que o time que atua nesse setor seja composto por profissionais experientes e habilidosos, que saibam lidar com qualquer obstáculo. Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com as etapas de uma contratação assertiva para o setor financeiro. Continue lendo e confira!

Sumário

Recrutamento e Seleção para o Setor Financeiro

A área financeira é essencial para que um negócio possa prosperar e garantir os melhores resultados. Por isso, é imprescindível que o time que atua nesse setor seja composto por profissionais experientes e habilidosos, que saibam lidar com qualquer obstáculo. Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com as etapas de uma contratação assertiva para o setor financeiro. Continue lendo e confira o melhor caminho para o Recrutamento e Seleção no setor financeiro!

Por que o setor financeiro é importante?

A resposta para essa pergunta é bastante simples: o setor financeiro é responsável por gerenciar todas as entradas e saídas de capital. Por isso, contribui com as tomadas de decisões e ajuda a evitar qualquer prejuízo ou imprevisto.

Entre suas principais responsabilidades podemos citar o controle do fluxo de caixa, o planejamento financeiro e a elaboração de análises e relatórios sobre os resultados do setor.

Sendo assim, essa área é de extrema importância para manter de pé a empresa. Já que ela visa o controle de tudo que está relacionado aos recursos e gestão patrimonial. O mercado financeiro sempre teve relevância e, assim como outros setores, tem tido mudanças constantes e cada vez mais aceleradas na modernidade.

Por isso, uma empresa que está em busca de profissionais na área de finanças deve levar em consideração que precisam de colaboradores que saibam sim sobre economia e mercado financeiro, independente do cargo em questão, mas que também estejam dispostos a se atualizar constantemente e sejam flexíveis para acompanhar as evoluções do negócio.

Mas então, como realizar uma contratação assertiva para o setor financeiro? 

Deve-se planejar algumas ações para garantir uma seleção com resultado de contratação certeira e que proporcione satisfação a curto, médio e longo prazo, tanto para cargos de base quanto para cargos de nível superior, como diretoria e liderança.

Qual é o passo a passo de um processo seletivo eficaz para a área financeira?

Para garantir que você irá conseguir encontrar o melhor profissional para atuar no financeiro da sua empresa, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Defina o perfil ideal;
  • Anuncie de forma coerente o que busca;
  • Faça uma triagem de currículos efetiva;
  • Cheque informações e precedentes;
  • Prepare uma entrevista inteligente;
  • Realize etapas do processo customizadas;
  • Conte com equipe especializada em recrutamento e seleção com foco no setor financeiro.

A aquisição de novos talentos nem sempre é uma tarefa simples, independente do setor. Mas quando falamos da área financeira, que é a grande responsável por gerenciar todas as entradas e saídas de capital, esse processo deve ser feito com ainda mais atenção, afinal, as consequências de uma contratação errada podem ser grandes e afetar todos os demais setores da instituição.

Por isso, neste artigo, vamos esmiuçar cada um dos itens dessa lista acima com as dicas de como fazer uma contratação assertiva no setor financeiro, com tudo o que você precisa saber e o que é essencial para a uma contratação de qualidade, confira:

Defina o perfil ideal

Entender cada detalhe da vaga que será preenchida é fundamental para a escolha certa da pessoa que a ocupará. Para isso, liste tudo que o profissional precisará fazer e quais devem ser seus conhecimentos. Compreender quais habilidades e qualificações são necessárias ajuda a determinar os candidatos mais adequados, sendo assim, o perfil ideal deve ser o primeiro passo a ser definido.

Anuncie de forma coerente o que busca

A divulgação da vaga também é bastante importante. Nessa hora é preciso informar de forma clara todos os requisitos fundamentais para o cargo, a fim de atrair apenas candidatos potenciais. O meio pelo qual a oportunidade será divulgada também conta nessa hora, já que a comunicação deve chegar a um perfil específico procurado.  

Triagem de currículos efetiva

O currículo é o primeiro item que um recrutador terá de analisar com relação ao candidato. É preciso estar atento para selecionar aqueles que melhor se enquadram na cultura organizacional da empresa e no perfil da vaga. Experiências, formação e cursos são importantes, mas outras habilidades podem ser primordiais para o que se procura.

Cheque informações e precedentes

Para evitar cair em mentiras e omissões, que vão desde aumentar o nível de fluência em uma língua estrangeira até casos mais graves que podem envolver a polícia, a solução é a checagem exaustiva. Vale sondagem pela internet, ligações para pessoas com as quais o candidato já trabalhou e, inclusive, solicitação de antecedentes criminais.

Prepare uma entrevista inteligente

Esse é o momento de conhecer melhor o candidato, por isso, as entrevistas para recrutar profissionais do setor financeiro devem ser preparadas previamente e estarem de acordo com o cargo em questão, evitando o desperdício de tempo do recrutador e dos candidatos. Devemos fazer perguntas bem direcionadas que avaliem de maneira criativa e inteligente se o candidato possui objetivos parecidos com os que a empresa prega e oportuniza.

Etapas do processo customizadas

As vagas são únicas, seja pelo cargo em questão ou pela época em que elas serão abertas. Dessa forma, nada de utilizar o mesmo procedimento para todos os processos seletivos. Planeje cada seleção de O cargo em questão ou a época em que serão abertas tornam as vagas únicas.forma única, de modo que testes técnicos, provas ou qualquer outro método, façam sentido para o que estão buscando e para o que a pessoa irá fazer na empresa.  

Conte com equipe especializada em recrutamento e seleção com foco no setor financeiro

Por fim, uma das soluções para elaborar cada etapa de maneira eficaz é a contratação de uma empresa que seja especializada em recrutamento e seleção e que tenha especialistas em processos seletivos para o setor financeiro. Afinal, eles possuem foco na área e estão sempre atento às mudanças que o segmento requer, além da expertise em achar um candidato ideal e saber como conduzir um processo seletivo eficiente do começo ao fim.

E uma empresa que possui esse foco e know-how é a Somos Hub! Nosso time de especialistas conta com profissionais que conhecem o mercado financeiro e suas especificidades e particularidades, bem como os desafios que ele apresenta. Por isso, estamos prontos para te auxiliar no processo de recrutamento e seleção e encontrar o candidato ideal.

Sabemos que para contratar de forma assertiva no setor financeiro, são necessários alguns passos importantes que são inerentes a qualquer processo seletivo, mas que quando estamos falando especificamente dessa área, eles se tornam ainda mais fundamentais, visto que esse é um campo que requer muitas qualificações por parte de candidatos e também de quem irá empregar.

Por isso, conte com a Hub. Sabemos como te ajudar e estamos preparados para tornar todas as etapas do recrutamento e seleção de profissionais para o setor financeiro muito mais simples, rápidas e assertivas.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!