contratação efetiva de C-Level

Compartilhe esse post!

Como fazer uma contratação efetiva de C-Level?

Sumário

Contratação de profissionais C-Level

Muitos são os desafios dos recrutadores ao buscar talentos no mercado e essas dificuldades aumentam na medida em que o nível dos cargos em questão também cresce. Sendo assim, fazer uma contratação efetiva de C-Level e achar pessoas para funções de alta gestão é algo que demanda muita habilidade, conhecimento, tempo e até mesmo jogo de cintura.

Os cargos de alta gestão requerem perfis bastante específicos, já que para eles não bastam competências técnicas. Um C-Level deve ter habilidades comportamentais, de liderança, de gestão e uma visão bastante macro e ao mesmo tempo de negócio com relação à área de atuação em que irá trabalhar. Além de tudo isso, estar focado no mesmo segmento da empresa que o procura, muitas vezes é crucial.

Mas afinal, o que é um profissional C-Level?

O termo é utilizado para designar os executivos seniores mais altos de uma companhia. A letra “C” vem de “chief”, que, em português, significa “chefe”. Ou seja, são os profissionais influentes dentro de uma organização e que possuem alto poder de decisão. Muitas vezes, os fundadores das empresas ocupam essas posições, mas, em outras, a empresa pode selecionar profissionais para assumirem os cargos.

 Tipos mais comuns de C-Level

Há alguns cargos desse nível que são mais comuns. Confira quais são:

  • Chief Executive Officer (CEO)

É o mais alto nível de executivo no mundo corporativo, é ele quem costuma comandar a direção da companhia e a estratégia adotada.

  • Chief Operating Officer (COO)

Na maioria das vezes, essa é a segunda posição de comando dentro da empresa e se reporta direto ao CEO.

  • Chief Financial Officer (CFO)

O CFO é o mais alto cargo do setor de finanças. Responde ao CEO e costuma ter acesso irrestrito ao caixa da empresa.

  • Chief Technology Officer (CTO)

O CTO é responsável pelo time de tecnologia e pelos projetos estratégicos do setor. Dentre suas atribuições, está a de otimizar os sistemas internos de uma instituição por meio de novas ferramentas, inovações e tecnologia, promovendo a eficiência dos processos e setores.   

  • Chief Marketing Officer (CMO)

Esse é o executivo de marketing e é quem cria as estratégias para atração de clientes.

A quantidade de executivos de C-Level varia de acordo com o tamanho da empresa, seus objetivos e em qual setor a organização atua.

Quais são as principais dificuldades na hora de recrutar profissionais C-Level?

  • Encontrar o perfil certo e qualificado de C-Level

Encontrar a pessoa ideal para a função de C-Level na empresa pode não ser fácil. É necessário mapear quais profissionais que já atuam no mercado apresentam as características, o comportamento e cultura desejados, pois a oferta para este tipo de colocação cresceu e a mão-de-obra qualificada não se elevou na mesma proporção. Sendo assim, pessoas com experiência para essas funções é algo escasso.  

É preciso também ter as metas bem estabelecidas previamente e entender quais são seus objetivos antes de contratar, para que o perfil do candidato em questão esteja alinhado a isso.

  • Atrair profissionais C-Level para empresa

Não basta a oferta de um salário maior, é preciso demonstrar que na nova empresa ela terá uma cultura organizacional de acordo com seus interesses, benefícios e outros atrativos, como ambiente acolhedor, incentivos para desenvolvimento, autonomia e acesso a recursos e tecnologias. Ou ainda ir mais longe, é hora de repensar o que se oferta, inclusive com a ajuda de profissionais C-Level para definir o que pode atrair um bom profissional desse nível atualmente.   

Ao contratar um funcionário de alto escalão, certifique-se de que o tamanho, a cultura e o setor de sua empresa não sejam um obstáculo para o sucesso dele.

  • O tempo que demanda o recrutamento de C-Level

Este tipo de contratação é mais minucioso e requer um tempo maior se comparada a outras contratações do dia a dia. Recrutamentos já costumam ter muitas etapas e demandar muito tempo das equipes de Recrutamento & Seleção, porém, quanto mais alto o cargo, maior pode ser esse período para equipes que não costumam fazer este tipo de contratação com frequência.  Nessas horas é válido lembrar que estão lidando com candidatos de primeira linha, que se estiverem ativos no mercado, teriam várias ofertas na mesa. Por isso, é necessário um processo de entrevista rápido e eficiente para vencer essa corrida.

  • Como então fazer uma contratação efetiva de um C-Level?

Contratar um C-Level está longe de ser um processo simples. Demanda habilidades do time de recrutamento, tempo e know-how. Por isso, em muitos casos, é necessário contratar uma empresa ou consultoria especializada nesse tipo de seleção, que já contam com processos padronizados que podem ser personalizados de acordo com a busca, além de terem relacionamento consolidado com profissionais do nível que se busca, o que facilita acordos e até mesmo um processo mais discreto para casos em que a pessoa já está empregada.

Vale ressaltar que a contratação para essas funções deve ser muito bem elaborada e planejada por quem entende do assunto. Afinal, esses são cargos que costumam ter um papel fundamental na tomada de decisões e uma contratação feita sem os devidos cuidados pode acarretar grandes prejuízos para a empresa.

  • Existem consultorias especializadas na contratação de C-Level?

Sim! Hoje em dia é possível contar com empresas que têm know-how em recrutamento e seleção de pessoas com esse perfil. Na Somos Hub, por exemplo, há a solução Hub Top Executive, que foi desenhada para alta performance em Recrutamento & Seleção de líderes e tomadores de decisão, com mapeamentos customizados que garantem assertividade e precisão na contratação, tudo alinhado com os desafios e demandas de sua empresa.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!