recrutamento on-line

Compartilhe esse post!

Como realizar um recrutamento on-line assertivo?

Sumário

Recrutamento On-line

O recrutamento on-line, quando bem realizado, pode ser tão, ou até mais, eficiente quanto o off-line. À primeira vista ele pode parecer mais complexo que o modelo tradicional de seleção, porém, com algumas ferramentas e facilidades, ele pode se tornar mais ágil e descomplicado.

5 características que tornam o recrutamento on-line assertivo e eficaz:  

  • Possibilidade de atração de candidatos ideais;
  • Oportunidade de realizar uma primeira etapa mais assertiva;
  • Mais segurança com dados;
  • Produção de banco de talentos;
  • Agilidade no processo de recrutamento.

Ao longo do texto abordaremos cada um desses aspectos para que fiquem mais claros. Acompanhe!

Recrutamento on-line e suas vantagens

Mas afinal, fazer um recrutamento 100% on-line é possível? Sim, nesse estilo de processo seletivo todas as etapas são feitas à distância. Sendo assim, desde a divulgação da vaga até as últimas etapas do recrutamento são realizadas em ambiente virtual. Inclusive, muitas vezes, o profissional selecionado só comparecerá à organização após a finalização do processo e, ainda assim, em alguns casos nem nesse momento, já que sua atuação também pode ser no modelo home-office.

Dentre as vantagens do recrutamento on-line para quem contrata estão: acesso a um banco de talentos maior, à nível nacional e até mesmo internacional; maior disponibilidade do candidato, já que o modelo permite uma maior flexibilidade; contratação mais ágil, já que ele pode reduzir o tempo gasto em processos seletivos.

Já para quem está participando da seleção, o modelo à distância facilita de diferentes formas, seja pelo fato de não haver necessidade de locomoção à empresa ou até mesmo por se sentir mais seguro no conforto de casa para participar de uma entrevista ou realizar algum teste.

Mas voltemos então ao principal: como tornar um recrutamento on-line tão ou mais eficaz que o presencial? 

Primeiro, é fundamental que uma equipe preparada assuma a missão. Muitas empresas tiveram de se adaptar ao modelo sem muito planejamento prévio, por conta da pandemia. Mas nem todas mantiveram a opção, já que para uma boa seleção à distância é preciso preparo e muitas vezes experiência, não só com recrutamento, mas também com ferramentas e plataformas digitais, que auxiliam e dão suporte a este tipo de recrutamento.

Nessas horas, consultorias especializadas são a melhor opção, já que possuem know-how. As consultorias voltadas especificamente para Recrutamento & Seleção já vêm acompanhando essa tendência muito antes da pandemia e, em sua maioria, estão preparadas para essa modalidade.

Por quais motivos o recrutamento online é eficaz?

Possibilidade de atração de candidatos ideais

Como já mencionamos, o leque do recrutamento on-line é muito maior e abre possibilidades de atração de talentos em todo o globo. Por isso, é ainda mais fundamental ter bem definido o perfil buscado, para que todas as etapas sejam bem direcionadas. A internet é grande aliada na busca da pessoa que é ideal para a vaga em questão, já que com ela é possível localizar e utilizar ferramentas de pesquisa muito avançadas, que identifiquem o perfil mais adequado para a função.

Oportunidade de realizar uma primeira etapa mais assertiva

O ambiente da rede permite que a equipe que está realizando o recrutamento faça diferentes filtros, seja para triagem de currículos ou para analisar aspectos comportamentais. Algumas perguntas são suficientes para eliminar candidatos que não se encaixam no perfil desejado. Os recrutadores podem realizar isso por meio do preenchimento de formulários, da realização de testes ou apenas do recebimento de currículos que não atendam aos requisitos da vaga.

Mais segurança com dados

Realizar recrutamento on-line contribui até mesmo para armazenar dados recebidos em processos seletivos. Isso facilita com relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), visto que todas as informações recebidas estarão “arquivadas” num mesmo local, sem necessidade de recebimento de documentos e currículos impressos, por exemplo.

Produção de banco de talentos

Com a inserção de candidatos de modo programado, a tecnologia pode produzir bancos de diferentes talentos que talvez não sejam adequados para àquela vaga em aberto, mas que possam ser bastante úteis para vagas futuras. Além disso, mediante plataformas e sistemas eficazes, os candidatos podem manter seus dados sempre atualizados.

Agilidade no processo de recrutamento

Em um processo realizado completamente de modo on-line, em muitas etapas há redução de tempo devido às facilidades que o mundo virtual disponibiliza, ao final, o processo como um todo será muito mais ágil.

Como tornar um recrutamento on-line eficaz?

Para finalizar, nós da Somos Hub deixamos aqui 3 dicas para tornar sua seleção on-line mais eficaz:

Não esqueça de humanizar o processo

O fato de não possuir etapas presenciais não pode tornar o processo seletivo robótico. Portanto, pense em alternativas para driblar a falta de humanização da seleção, nem que seja a utilização de entrevista por alguma plataforma em tempo real ou um feedback mais personalizado. 

Não limite o processo

Já que a intenção de um recrutamento on-line é mergulhar nas infinitas possibilidades que esse universo virtual tem, não limite nenhuma das etapas, seja com relação aos candidatos ou possibilidades de utilização de meios mais avançados e diferentes para seguimento do processo seletivo.

Na dúvida, contrate uma consultoria especializada

Sua equipe de RH não possui afinidade ou familiaridade com tecnologia ou então ela é reduzida? Conte com uma consultoria que tem como seu core business o Recrutamento & Seleção, como a Somos Hub. Nossos profissionais são qualificados para dar andamento a todas as etapas necessárias, inclusive das seleções 100% on-line!


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!