Setor Automotivo

Compartilhe esse post!

Como recrutar no setor automotivo

A cada ano que passa, novas tecnologias são implementadas no setor automotivo. Os veículos têm se tornado cada vez mais tecnológicos e a demanda por novidades no setor não para de crescer. Nesse cenário, as empresas têm estado em uma corrida por inovação, o que faz aumentar a necessidade por profissionais qualificados, que entendam tanto de tecnologia, quanto do mercado automotivo.

Sumário

Recrutamento no Setor Automotivo

A cada ano que passa, o setor automotivo implementa novas tecnologias. Os veículos têm se tornado cada vez mais tecnológicos e a demanda por novidades no setor não para de crescer. Nesse cenário, as empresas têm estado em uma corrida por inovação. Isso faz aumentar a necessidade por profissionais qualificados, que entendam tanto de tecnologia, quanto do mercado automotivo.

Atualmente, o profissional que deseja entrar nessa área e obter sucesso precisa ter digital skills e estar pronto para lidar com diversos desafios. Afinal, o mercado automotivo vem passando por uma grande transformação, deixando de ser um setor “quase siderúrgico” e cheio de metalúrgicos e operadores de máquinas para dar lugar para desenvolvedores de tecnologia. Dessa forma, o mercado tem se transformado e tentando ser reconhecido como um setor de desenvolvimento de tecnologia e inovação de mobilidade urbana.

Nesse cenário, as tecnologias são atualizadas cada vez mais rapidamente. Crescendo a demanda de consumidores por inovações. Para atender as expectativas, o setor automotivo precisa recrutar profissionais que sejam mais do que apenas capazes de realizar um bom trabalho, mas sim que possuam as habilidades necessárias para contribuir efetivamente com o desenvolvimento do setor automotivo.

Como fazer um processo seletivo no setor automotivo?

Agora que conhecemos as particularidades do setor automotivo, é necessário saber como é possível encontrar os melhores profissionais. Antes de qualquer coisa, para garantir uma contratação assertiva no setor automotivo, é necessário fazer 3 perguntas fundamentais, que te ajudarão a guiar todo o processo seletivo:

  • Para preencher a vaga, será necessário um profissional que trabalhará por contrato, temporariamente ou permanentemente (CLT)?

Muitas empresas no ramo automotivo realizam tanto contratos de trabalho temporários quanto permanentes, por isso, é necessário definir claramente qual será a demanda do cargo ou projeto para saber qual tipo de contratação irá suprir melhor a necessidade do momento.

Tendo isso definido, é essencial explicar claramente nos anúncios de trabalho e descrições de tarefas do cargo antes de marcar qualquer entrevista, assim, você irá atrair apenas profissionais que estejam interessados no tipo específico de contratação que está sendo ofertada, evitando assim receber currículos de candidatos que não estarão disponíveis para trabalhar no modelo definido.

É importante lembrar que nem sempre a contratação integral, ou seja, CLT, é a melhor opção para a empresa e para o candidato, afinal, muitas companhias têm trabalhado com projetos de curto prazo, que possuem data específica para iniciar e terminar. E seguindo essa necessidade do mercado, diversos profissionais têm preferido trabalhar com contratos temporários, que os permitam agregar o máximo possível em determinado projeto e, logo em seguida, partir para um novo desafio.

Por isso, a decisão do modelo de contratação deve ser estratégica, levando em consideração as reais necessidades da empresa a curto, médio e longo prazo.

  • Quais benefícios é possível oferecer para atrair os melhores candidatos?

Quanto mais tempo passa, menos um salário competitivo é o suficiente para garantir os melhores profissionais. Não entenda errado: o valor que cai na conta do funcionário no final do mês ainda é bastante importante, mas, cada vez mais, tem deixado de ser o suficiente.

Se você quer o melhor, precisa oferecer o melhor. Os profissionais sabem quanto sua expertise, know-how e conhecimentos valem, por isso, é preciso garantir um ambiente de trabalho estimulante, assim como uma política que valoriza o bem-estar dos funcionários, oferecendo benefícios que ajudem os profissionais a desenvolver suas skills e balancear sua vida profissional com a pessoal.

Nesse sentido, oferecer cursos e incentivo para treinamentos que ajudem os funcionários a melhorar suas habilidades é muito importante, assim como um modelo de trabalho que os permita ter qualidade de vida, nos seus mais amplos sentidos.

Com esses benefícios, ficará muito mais fácil atrair os melhores profissionais do mercado automotivo!

  • No time de Recrutamento e Seleção, existem profissionais com a experiência necessária para contratar profissionais no setor?

Conhecer os pormenores do setor é fundamental para garantir uma boa contratação. Sendo assim, outro fator importante é que no time de recrutamento e seleção existam profissionais qualificados, que tenham um profundo conhecimento do setor, para realizar a contratação.

Ao contrário do que muitos pensam, para recrutar em determinados setores, é necessário ter skills específicas. Afinal, encontrar um candidato ideal para life science é muito diferente de encontrar o talento ideal para ocupar um cargo no setor automotivo.

Sendo assim, o profissional de recrutamento deve conhecer as especificidades do mercado de trabalho em questão para conseguir atrair os melhores candidatos e realizar um processo assertivo.

3 dicas para garantir o sucesso do recrutamento no Setor Automotivo

Agora que as perguntas fundamentais foram respondidas, existem três dicas de ouro para garantir que o processo seletivo no setor automotivo aconteça sem atrasos:

  1. Mantenha uma comunicação efetiva: isso deve ser aplicado para todos envolvidos no processo, incluindo profissionais do time de recrutamento e os candidatos. Afinal, isso ajudará não apenas a garantir que cada etapa ocorra corretamente mas, também, irá contribuir para a criação de relações sólidas com os possíveis novos contratados.
  2. Siga cuidadosamente as definições do cargo: o primeiro passo do recrutamento é levantar quais skills e conhecimentos serão necessários para preencher o cargo. Com isso definido, é essencial planejar testes que poderão ajudar a identificar se o candidato possui as habilidades indispensáveis para a função.
  3. Nunca deixe de dar feedbacks: sejam eles positivos ou negativos, é essencial oferecer aos candidatos feedbacks precisos. Isso ajudará a agilizar o trabalho dos recrutadores, que conseguirão marcar as próximas etapas do processo seletivo sem atrasos. Também otimizará a busca dos candidatos por uma nova posição, pois eles não ficarão esperando uma resposta que nunca virá.

Por fim, uma dica extra para ajudar no processo de recrutamento e seleção do setor automotivo é contar com uma empresa especializada em encontrar os melhores candidatos, como a Somos Hub!

Temos expertise no setor automotivo e nossos recrutadores estão prontos para te ajudar a encontrar profissionais dispostos a fazer a diferença nesse mercado. Conhecendo as especificidades do setor, conseguimos entender as necessidades e dores de cada empresa. Assim, somos capazes de encontrar profissionais que agreguem valor aos nossos clientes, contribuindo com o crescimento da instituição.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!