mudança de carreira

Compartilhe esse post!

O guia definitivo para a Mudança de Carreira

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a mudança de carreira para provar para você que é sim possível passar por esse processo e alcançar a profissão desejada, basta ter paciência, planejamento e, o mais importante, força de vontade!

Sumário

Mudança de Carreira

De acordo com o Dicionário Online de Língua Portuguesa, “mudar” é um verbo que significa “modificar a essência de algo ou de alguém; transformar”. Assim sendo, promover uma mudança nem sempre é fácil, mas muitas vezes é necessário!

Quando falamos de mudança de carreira isso se torna ainda mais complicado, afinal, muitas vezes ficamos estagnados na zona de conforto, mesmo sabendo que precisamos mudar!

Por isso, nesse artigo vamos falar um pouco sobre a mudança de carreira para provar para você que é sim possível passar por esse processo e alcançar a profissão desejada, basta ter paciência, planejamento e, o mais importante, força de vontade!

É possível mudar de carreira?

Quantas vezes você já se fez essa pergunta: “é possível mudar de carreira?” Estamos aqui para te garantir que sim!

Desejar uma mudança é algo completamente normal e saudável, afinal, estamos sempre nos aprimorando como pessoas, então passar por transformações e desafios é essencial para que possamos alcançar novos horizontes e continuar evoluindo. Além disso, o descontentamento com a carreira pode diminuir o nosso bem-estar, trazendo diversas consequências como a desmotivação e a diminuição da qualidade de vida.

Entre as principais razões que levam os profissionais a mudarem de carreira, podemos citar:

  • Falta de novas oportunidades de crescimento profissional;
  • Falta de reconhecimento;
  • Sentimento de estagnação ao realizar sempre as mesmas atividades;
  • Baixa remuneração;
  • Insatisfação com a falta de desafios.

Essas são apenas algumas das motivações mais comuns, mas seja qual for a sua, o importante é que você se planeje para evitar problemas e frustrações ao longo do caminho.

Por onde começar a mudança de carreira?

Em primeiro lugar, o planejamento para a mudar de carreira precisa passar por um estudo do mercado de trabalho para que você possa entender quais são possibilidades e demanda profissional que existem na área que você deseja se inserir, assim, você conseguirá escolher uma carreira que concilie o que você gosta com oportunidades reais de emprego.

Além disso, uma aposta que você pode fazer de olhos fechados é na tecnologia: a Era Digital é uma realidade, e cada vez mais as empresas de todas as áreas investem nos canais digitais e em todas as facilidades e otimizações proporcionadas pela tecnologia.

Por isso, estar por dentro das novidades no mundo tech vai fazer muita diferença na hora de mudar de carreira, pesando ao seu favor independente do segmento que você quer seguir, pois facilitará que você se integre a diferentes sistemas e acompanhe quaisquer mudanças que venham a ocorrer.

O que é necessário saber antes de mudar de carreira?

Ao planejar sua mudança de carreira, é preciso que você se pergunte:

  • “Quais competências técnicas e comportamentais preciso desenvolver?”
  • “Quais novos conhecimentos preciso adquirir, principalmente relacionados ao novo mercado no qual estou entrando?”
  • “Quais cursos posso fazer para aperfeiçoar meus conhecimentos?”

Então, assim que responder essas perguntas é essencial que você comece a definir o que você precisa fazer para chegar aonde quer e estabelecer metas e prazos para essas atividades. Ao designar tarefas e datas para completá-las, você consegue tangibilizar seu progresso e identificar suas falhas durante o processo, facilitando a correção e a autoavaliação.

3 passos para mudar de carreira

Nesse sentido, outros 3 passos fundamentais que você precisa adotar para mudar de carreira são:

  • Procure estar em contato com profissionais que já passaram por essa mudança

Nada melhor do que a experiência, não é mesmo? Então procure conversar com profissionais que já tenham feito uma mudança de carreira para entender quais foram as maiores dificuldades e receber conselhos valiosos que te ajudarão a evitar cair nos mesmos erros.

  • Tenha uma reserva financeira

Infelizmente, não podemos viver só de sonhos. Ser realista sobre a sua realidade financeira – e do país, como um todo – é extremamente necessário para ter segurança durante esse processo. Sendo assim, considere que ao mudar de carreira dificilmente você começará em um cargo de alta remuneração, pois, em geral, terá que passar pelos níveis júnior e/ou assistente. Considerando isso, é ideal que você tenha uma reserva financeira para evitar imprevistos.

  • Acione seus contatos e faça networking

Além de manter contatos antigos, você também deverá fazer novos, afinal de contas você está entrando em uma nova carreira e é normal que não conheça muitas pessoas. Por isso será necessário colocar suas habilidades sociais em ação e construir novas redes.

É possível mudar de carreira depois dos 30 anos?

Depois dos 30, 35, 40, 45… Recomeçar sempre é possível!

Cada vez mais ouvimos falar sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil, o que faz com que a nossa percepção sobre idade e os estereótipos de limitações sejam quebrados. Além disso, outra concepção que está em alta é o Ageismo, um conceito que se refere a atitudes discriminatórias contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados a pessoas mais velhas.

Procurar oportunidades em outras áreas não é mais algo exclusivo de pessoas no início de suas carreiras e cada vez mais as empresas estão se adaptando a essa nova realidade. 

Agora que você já está por dentro do assunto, está na hora de mensurar seus objetivos e refletir: mudar de carreira é o que você precisa nesse momento? Nenhuma mudança é conquistada sem empenho e perseverança, então considere todas as informações aqui mencionadas na hora de tomar uma decisão.

E se você decidir que mudar é necessário, conte com a ajuda da Somos Hub nesse processo! Aqui você encontra oportunidades nas melhores empresas e pode cadastrar seu currículo hoje mesmo em nossa área do candidato! Para saber mais, basta acessar somoshub.com.br/para-candidatos/ e conhecer as vagas disponíveis.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!