Home Office

Compartilhe esse post!

O Home Office veio para ficar?

Cada vez mais as dinâmicas de trabalho têm sofrido alterações e, para não ficar para trás, é preciso estar atento e aberto às mudanças. E uma das demandas com maior destaque dos últimos tempos é a adoção do home office, a modalidade de trabalho que se popularizou no Brasil desde o início da pandemia de COVID-19.

Sumário

Home Office

Cada vez mais as dinâmicas de trabalho têm sofrido alterações e, para não ficar para trás, é preciso estar atento e aberto às mudanças. E uma das demandas com maior destaque dos últimos tempos é a adoção do home office, a modalidade de trabalho que se popularizou no Brasil desde o início da pandemia de COVID-19.

O que é o Home Office?

O home office (literalmente, “escritório em casa”), também conhecido como trabalho remoto, é uma modalidade de trabalho com um nome autoexplicativo. Ou seja, consiste na atuação à distância do colaborador que, com ajuda de toda a tecnologia que temos disponível atualmente, atua e exerce as mesmas funções que normalmente seriam de sua responsabilidade em um cargo presencial, mas de casa.

Essa modalidade de trabalho começou a ganhar força depois da invenção dos computadores pessoais nos anos 90 e, com a constante evolução da tecnologia, se tornou cada vez mais comum. 

No Brasil, o fator que foi o estopim para tornar o home office parte da realidade dos trabalhadores foi a pandemia da COVID-19. A pandemia mudou as dinâmicas sociais e trabalhistas de forma drástica, impulsionando diversas empresas a adotarem o modelo remoto para continuar suas atividades com segurança mesmo durante o isolamento social praticado para diminuir a circulação do novo coronavírus. Assim, a pandemia que teve início em março de 2020 levou muitos a trabalharem pela primeira vez nessa modalidade.

Desde então, a vacina foi criada e, agora, com mais da metade da população brasileira maior de idade já vacinada com a primeira dose, as regras de isolamento foram afrouxadas e muitas empresas estão retomando suas atividades presenciais. Mas nem todos estão prontos para abrir mão do home office que, com seus benefícios e flexibilidades, conquistou o coração de muitos trabalhadores – e empresas!

Quais são os benefícios do Home Office para colaboradores e empresa?

Os benefícios do home office são uma via de mão dupla: tanto as empresas quanto os colaboradores saem ganhando! Para os colaboradores as vantagens são:

  • Mais flexibilidade

O home office garante mais flexibilidade para o trabalhador organizar suas demandas e entregas, dando a ele o poder de escolha para trabalhar nos horários que se sente mais produtivo.

  • Mais conforto e comodidade

Sem ter que se preocupar em passar horas por semana nos transportes públicos ou trânsito e podendo trabalhar de um ambiente mais familiar, muitos trabalhadores no regime remoto experienciam mais conforto e comodidade diariamente, o que acaba colaborando com o aumento da produtividade.

  • Mais qualidade de vida

Com a economia do tempo de deslocamento, a diminuição do estresse causado pelo trânsito e o aumento do tempo disponível para dedicar-se à família, hobbies ou estudos, a qualidade de vida do funcionário também acaba tendo uma mudança para melhor.

Já para empresas, podemos citar:

  • Trabalhadores mais produtivos

Trabalhadores felizes são trabalhadores mais produtivos! Por isso, o aumento da qualidade de vida, proporcionado pelo home office, acaba resultando em mais produtividade da equipe e da empresa como um todo!

  • Diminuição de alguns custos 

Com menos colaboradores comparecendo na empresa diariamente, alguns custos fixos da empresa tendem a diminuir, incluindo:

  • Energia elétrica;
  • Internet;
  • Água;
  • Manutenção e limpeza do ambiente.

Reconhecendo os benefícios do modelo home office, mas ainda não totalmente preparados para adotá-lo completamente, muitos estão adotando um sistema híbrido, que consiste em uma junção entre o regime presencial e o remoto, onde o trabalhador atua presencialmente alguns dias da semana e em casa nos outros.

A modalidade híbrida surge para suprir a necessidade de encontros presenciais, mas ainda acompanha as novas tendências que preveem mais liberdade e priorizam a saúde mental do colaborador. Afinal, durante o período do isolamento ficou comprovado que as entregas remotas podem acontecer com a mesma qualidade que no regime presencial.

Assim, esse tipo de modalidade garante às empresas a possibilidade de diminuir alguns custos. Podendo oferecer mais uma vantagem para seus colaboradores, contribuindo com a retenção de talentos.

Os benefícios são muitos, mas os cuidados para que o sistema funcione são indispensáveis!

As vantagens do modelo home office ou híbrido são inegáveis, mas para que ele possa funcionar bem, é preciso oferecer ao colaborador todas as ferramentas necessárias para que ele possa trabalhar com qualidade. E tais ferramentas não se referem apenas aos equipamentos tecnológicos como notebook ou computador, mas também ao conhecimento para lidar com as demandas e a responsabilidade para administrar os compromissos. Além disso, é preciso também criar estratégias de integração entre trabalhadores atuando no modelo home office, híbrido ou presencial. Para evitar descompassos e falhas de comunicação entre a equipe.

Por fim, outro ponto importante a se considerar é a saúde emocional e física dos trabalhadores. Sendo necessário ressaltar a importância de realizar os intervalos recomendados ao longo do dia e, também, orientar sobre os cuidados para evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Agora que você sabe os benefícios e particularidades dessa modalidade trabalhista, o que você acha, o home office veio para ficar ou não?

Continue nos acompanhando e fique por dentro de novidades e assuntos relevantes sobre Recrutamento e Seleção e mercado de trabalho!


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!