profissionais de TI

Compartilhe esse post!

O que os profissionais de TI esperam de uma empresa

Sumário

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) segue aquecido desde o seu surgimento, mas temos que admitir que, com a pandemia e o aumento de pessoas trabalhando home office, o crescimento se potencializou nos últimos anos. De acordo com o estudo IDC IT Services Tracker Brazil 2021, o faturamento do mercado de serviços de TI no Brasil ultrapassou os R$46 bilhões em 2021, o que corresponde a um aumento de 5,9% em relação a 2020.

Os profissionais de TI têm sido buscados não apenas por empresas da área de tecnologia, mas por qualquer companhia que queira se manter competitiva atualmente, afinal, esse setor é responsável pela gestão das informações de modo tecnológico, além de auxiliar os demais setores para coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de informações. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) também vem contribuindo para o aumento dessa alta na busca por profissionais do ramo.

Porém, a qualificação de profissionais para o setor não segue o ritmo dessa demanda. Em um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), dados apontam que a procura por profissionais na área de TI será de 420 mil pessoas até 2024 no país. Porém, hoje, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico anualmente. A conta não fecha.

Sendo assim, torna-se cada vez mais desafiador encontrar profissionais qualificados disponíveis, já que há uma grande oferta para quem é formado na área. 

A isso, se somam outros desafios, confira mais detalhadamente quais são eles!

Quais são os maiores desafios para recrutar profissionais em TI?

Encontrar os candidatos ideais para preencher as vagas de uma empresa nem sempre é fácil. E esse desafio fica ainda maior quando os profissionais buscados são de uma área em franca expansão, como a de TI.

Além do grande número de vagas disponíveis, muitos dos cargos são bastante técnicos, o que significa que exigem conhecimentos mais específicos sobre a área, o que nem sempre os candidatos possuem e os que possuem normalmente já estão bem empregados.

Como já mencionamos, os cargos nesta área costumam ser bastante técnicos, o que pode ser um fator dificultador para ao menos outras três questões para o RH: descrição da vaga correta, já que muitas habilidades técnicas são conhecidas apenas por quem entende do ramo; buscar o candidato ideal, visto que nem sempre é fácil saber qual é o perfil certo; e planejar testes que demonstrem o conhecimento necessário para atuar em determinada função, pois muitas vezes é preciso uma etapa prática antes da contratação, o que não é tarefa fácil para o setor de RH mediante a tecnicidade do teste que será aplicado.  

O que os profissionais de TI esperam de uma empresa?

Muitos podem ser os atrativos das empresas que conseguem empregar os melhores profissionais da área de TI, porém, os mais básicos que são buscados por todos possíveis candidatos são:

  • Remuneração e incentivos adequados;
  • Plano de carreira bem estruturado;
  • Desafios e autonomia para resolvê-los;
  • Equipes e líderes inspiradores que permitam troca de conhecimentos;
  • Infraestrutura que ofereça equipamentos de ponta;
  • Ambientes colaborativos;
  • Cultura empresarial que esteja de acordo com seus princípios;
  • Jornada de trabalho compatível;
  • Flexibilidade;
  • Clima organizacional agradável.

Como sua empresa pode garantir a retenção dos profissionais de TI?

A rotatividade de colaboradores na área de TI é uma das mais altas do mercado. Mas então como reverter esse quadro? Com a alta de vagas atrativas no mercado, a empresa que quer manter seus funcionários por um longo período deve se atentar aos itens que mencionamos no tópico “O que os profissionais de TI esperam de uma empresa?” e colocá-los em prática. Não basta ofertar, tem que ser algo rotineiro da empresa.

Há alguns pontos que podem ser ainda mais explorados pelas empresas. Revisite sua cultura empresarial, caso sua companhia não esteja sendo vista como uma boa empregadora. Ofereça benefícios que nem todas as empresas possuem, como vale-cultura, vale-viagens, espaço para bem-estar do colaborador e outros itens que podem variar de acordo com o que se pode ofertar dentro da sua área de atuação.

Além disso, não se prenda a horários rígidos e locais de trabalho, o que deve importar é a entrega e o resultado de cada funcionário, portanto, flexibilize o que for possível, assim, todos trabalharão com mais vontade e entregarão mais.  

Sempre invista em treinamentos e melhore o clima organizacional. Realize pesquisas internamente e veja o que não agrada e, então, mude. Não tenha medo de inovar e modificar o que for preciso. Tenha seus colaboradores como seu maior bem e assim eles virão até sua empresa. Seja atrativo! 


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!