Compartilhe esse post!

Quais os maiores erros cometidos por candidatos?

Sumário

Para muitos candidatos, a entrevista de emprego representa o maior desafio do processo seletivo, pois um erro durante ela pode custar a vaga tão desejada. Isso faz com que muitos candidatos fiquem ansiosos e nervosos, dificultando ainda mais o processo. Assim, conhecer quais são os maiores erros cometidos por candidatos durante a entrevista é essencial para que você possa evitá-los e aumentar suas chances de ser bem-sucedido durante o processo.

Por isso, separamos aqui quais são os maiores erros que os candidatos cometem durante a entrevista de emprego. Confira e evite problemas.

Os 10 maiores erros de candidatos na entrevista de emprego

  1. Mentir para o recrutador

Você pode até se achar um bom mentiroso, mas o recrutador é treinado para reconhecer quando os candidatos estão contando inverdades. Por isso, o ideal é evitar a famosa “mentirinha” (assim como a omissão de informações importantes) para garantir que você se sairá bem na entrevista.

  1. Usar roupas inadequadas

Não estamos dizendo que você precisa se vestir com traje social completo para a entrevista, mas tente pesquisar e entender um pouco sobre a cultura da empresa antes de selecionar o look para a entrevista, afinal, alguns lugares aceitam tranquilamente trajes mais informais, mas outros não.

  1. Chegar atrasado

Se você chegar atrasado na entrevista, o que garante que você não chegará atrasado sempre? Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, por isso é fundamental que você se certifique de chegar na hora no dia da entrevista.
Para garantir isso, você pode checar o caminho até o local da empresa e procurar rotas alternativas. Caso o atraso seja inevitável, não deixe de avisar o recrutador com antecedência.

  1. Falar mal da antiga empresa e colegas

Falar mal do seu trabalho pode ajudar a fazer amigos em um bar, mas durante uma entrevista irá deixar uma baita má impressão. Por isso, caso o recrutador te faça perguntas sobre sua relação com seus antigos colegas e empregadores, dê respostas moderadas.

  1. Não demonstrar conhecimento nenhum sobre a empresa ou a vaga

Você não está indo para a entrevista à passeio, não é? Durante a entrevista, os recrutadores esperam que você já tenha um nível de conhecimento sobre a empresa e os requisitos da vaga. Saber um pouco sobre a companhia para a qual você está se aplicando demonstra seu interesse em integrar o quadro de funcionários da organização.

  1. Demonstrar um nível de comunicação pobre

“Daí”, “tipo assim”, “então né” são expressões aceitáveis desde que não repetidas constantemente. A comunicação é algo essencial, explicar conceitos e ideias com clareza é fundamental para qualquer profissional, por isso, desde a entrevista você precisa demonstrar um bom nível de comunicação para se destacar. Evite o uso excessivo de gírias e vícios de linguagem.

  1. Falar muito pouco

A entrevista é o momento em que o recrutador tem para te conhecer, mas como ele vai fazer isso se você não falar? É essencial que você exponha sua opinião e dê respostas assertivas para o recrutador, evitando retornos monossilábicos (o famoso sim/não ou, pior ainda, o aceno de cabeça).

  1. Falta de confiança

Se você não confia em si mesmo, quem vai confiar? Quando o recrutador lhe fizer perguntas sobre suas habilidades e jornada profissional, dê respostas que demonstrem que você é confiante sobre seus conhecimentos e conquistas.

  1. Tratar mal os outros candidatos

Cooperação e trabalho em equipe são soft skills importantíssimas atualmente. Vivemos em um mundo de conexões, inclusive as humanas, e, sendo assim, você precisa ser um team player e deve demonstrar isso desde a entrevista, sendo cordial, respeitoso e simpático com todos (incluindo seus concorrentes).

  1. Excesso de negatividade

Lembre-se que uma pergunta sobre o motivo pelo qual você saiu do último emprego ou quais foram as maiores dificuldades que você teve em sua carreira não são um convite para ser negativo, falar mal de todas as suas experiências e colocar no seu ex-líder a culpa de todos os problemas da sua vida. Seja transparente, mas evite a negatividade.

E então, você gostou dessas dicas? Já cometeu algum desses erros ou viu algum colega os cometer? Agora que você já sabe quais são os maiores erros cometidos por candidatos durante a entrevista, compartilhe esse conteúdo com um amigo que vai fazer uma entrevista e o salve de cometer erros que podem custar a vaga que ele tanto quer!


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!