processos seletivos

Compartilhe esse post!

Por que seu R&S continua errando nos processos seletivos?

Você sabe quais erros podem estar levando o seu Recrutamento e Seleção a errar nas contratações? Conhecer os erros mais recorrentes durante o processo seletivo é essencial para que seja possível evitá-los e conseguir uma contratação mais assertiva.

Sumário

Por que seu Recrutamento e Seleção continua errando nos processos seletivos?

A recorrência de erros em processos seletivos não é incomum e pode causar grandes prejuízos para uma empresa, aumentando as taxas de turnover, rotatividade e os gastos com contratações e desligamento de funcionários.

Por isso, conhecer os erros mais recorrentes durante o processo seletivo é essencial para que seja possível evitá-los e conseguir uma contratação mais assertiva!

Conheça a seguir 4 erros recorrentes na hora de contratar novos colaboradores:

1. Ter pouco conhecimento sobre as demandas do cargo que deverá ser preenchido.

Um erro bastante comum é a falta de definição das atribuições e responsabilidades do cargo que deverá ser preenchido, afinal, como analisar candidatos e escolher o profissional ideal para realizar um trabalho se as atividades pertinentes ao cargo não estão definidas e, portanto, não é claro quais habilidades e conhecimentos o profissional que ocupará a função deve ter?

Assim, ter conhecimento sobre as atividades, qualificações, experiência e perfil pertinentes ao cargo a ser preenchido também deve ser uma prioridade para os profissionais que estão realizando o processo seletivo.

2. Não checar referências

As referências são importantíssimas tanto para averiguar as informações fornecidas pelo candidato em seu currículo e na entrevista quanto para conhecer mais sobre o perfil. Muitas vezes as entrevistas e dinâmicas não fornecem uma resposta definitiva sobre as habilidades e know-how do candidato. Assim, pedir referências para antigos colegas ou gestores do profissional pode ser fundamental para tirar dúvidas e realizar uma contratação mais assertiva.

Por isso, checar as referências é essencial para obter mais informações sobre como o profissional atua no dia a dia, como é seu relacionamento com colegas de trabalho e, claro, saber mais sobre suas experiências.

3. Ter pressa para finalizar os processos seletivos

Quem nunca ouviu a frase “a pressa é inimiga da perfeição”? Em um processo seletivo essa premissa é verdadeira: a pressa pode ser um fator determinante durante a contratação, contribuindo para um processo pouco assertivo.

Muitas vezes, na ânsia de preencher um cargo estratégico que está vago, as empresas acabam acelerando todas as etapas do processo seletivo. Dessa forma, realizando análises pouco criteriosas que levam à contratação de um profissional que não possui as habilidades necessárias para realizar as atividades do cargo que ele ocupará.

4. Subestimar a ajuda de uma consultoria especializada

Um time especializado em Recrutamento e Seleção possui o conhecimento, experiência e mecanismos necessários para realizar todo o processo seletivo. Desde a análise de currículo, seleção dos candidatos que mais se adequem ao perfil da vaga e condução de entrevistas, testes e dinâmicas, oferecendo não apenas processos mais rigorosos e assertivos, mas, também, tirando essa enorme responsabilidade do Recursos Humanos da empresa que está em busca de um candidato.

Além disso, a ajuda de uma consultoria especializada também é importante na hora de encontrar candidatos para cargos estratégicos de alta complexidade, que exigem um maior conhecimento e know-how.

E então, você conhecia esses erros? Esteja atento aos pontos mencionados e conte com a ajuda da Somos Hub para encontrar o profissional ideal para sua empresa!


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!