Quais habilidades um profissional de mídia e comunicação deve ter?

Compartilhe esse post!

Quais habilidades um profissional de mídia e comunicação deve ter?

Sumário

O mercado de comunicação e mídia é bastante amplo e engloba diferentes frentes, seja no meio corporativo, seja no meio midiático. Os campos de atuação são bastante diversificados, mas uma coisa é certa: os profissionais de mídia e comunicação estão por toda a parte. Eles são parte fundamental de empresas, instituições, meios de comunicação, agências e outros. Por isso, como esses profissionais cumprem papéis tão importantes, é essencial acertar na contratação deles.

Profissionais que atuam no mercado de comunicação possuem uma formação bastante variada. Temos desde publicitários, designers e relações públicas, até jornalistas e pessoas formadas em marketing e outras áreas. Porém, alguns requisitos são necessários para qualquer função que tenha relação com mídia e comunicação. Pensando em tudo isso, separamos uma lista com as principais características que você deve procurar em um profissional de mídia e comunicação durante o recrutamento. Continue lendo para conferir!

As 6 principais habilidades de um profissional de mídia e comunicação:

1 – Saber reconhecer e contar uma boa história

Um bom comunicador sabe o que pode ser divulgado e publicado e, mais do que isso, o que renderá um bom envolvimento de seu público, afinal, ele reconhece uma boa história onde quer que ela esteja. 

Esse profissional deve ter um bom faro para perceber o que é de interesse das pessoas que ele quer alcançar, o que muitas vezes passa despercebido por um leigo em comunicação. Além disso, ele precisa saber checar os dados e informações, para não haver divulgação errada e enganosa. Mais que isso, após a verificação, é preciso saber como e onde contar a boa história. Por isso, esse item pode ser considerado um 3 em 1, pois o bom comunicador entende o que comunicar, onde e como.

2 – Versatilidade

Flexibilidade e abertura para o novo é fundamental para esses profissionais. Nesse mercado, as mudanças são constantes. É preciso estar sempre atento a tudo que acontece e aberto a novas tendências, para não ficar para trás na corrida por um espaço no mercado. Atualização constante é uma ordem quando falamos em comunicação e mídia em todas suas frentes, seja para criar, vender ou comunicar, e ela deve ser seguida de versatilidade e adaptabilidade.

3 – Aptidão com tecnologia

Atualmente, muito está relacionado à tecnologia e seus aparatos. Portanto, a comunicação não está isenta desse advento, muito ao contrário, grande parte do que se comunica é feito por meio da internet, por exemplo. São sites, redes sociais e uma infinidade de meios de propagação que estão em rede chegando a diversas pessoas diariamente. 

Sendo assim, um profissional da comunicação não pode se afastar da tecnologia. Seja para coletar dados e investigá-los, seja para ações de marketing ou até mesmo para a área de criação e design, tem de usá-la a seu favor.

4 – Escuta ativa

Muito tem se falado em escuta ativa e empatia, já que estas são habilidades que muitas funções requerem. Porém, quando falamos em comunicação, elas são ainda mais solicitadas, pois grande parte dos profissionais da área trabalham com pessoas em todas as etapas de suas tarefas, ou seja, do começo ao fim de tudo que realizam.

5 – Bom português

Há de se convir que nossa língua não é das mais fáceis. Porém, saber escrever e falar corretamente é importante para diversas profissões e, ainda mais, para quem trabalha com comunicação. Um bom texto não pode ter erros de ortografia e gramática. Uma peça publicitária não pode conter erro de concordância. Um vídeo não pode trazer legendas escritas incorretamente ou uma narração que não condiz com o bom português. 

Tudo conta ponto a favor da imagem da empresa para a qual se está produzindo o conteúdo (independente do formato), inclusive a ausência de erros da nossa língua.  

6 – Entender a importância de ter um público-alvo

Não importa como a área na qual a pessoa vai atuar denomina o público-alvo: cliente, persona, público-fim; o importante é saber que para bem comunicar é preciso saber identificar quem é seu público e como chegar de forma efetiva a ele. 

Não é à toa que muito se fala sobre UX (user experience ou experiência do cliente, em português), pois esse é um termo usado para designar as ações que são pensadas de acordo com a jornada do cliente em questão. Devemos pensar em tudo para o destinatário: linguagem, conteúdo, imagens, cores… enfim, tudo, mesmo! Isso porque esses elementos têm interferência no recado final. 

Por isso é tão importante que o profissional tenha a habilidade de entender e buscar atender quem é esse público, pois fazendo conteúdos ou peças de comunicação muito gerais, (ou seja, quando se quer comunicar com todos de uma vez), muitas vezes não se comunica efetivamente com ninguém.

Como identificar essas habilidades nos candidatos a vagas de comunicação e mídia?

Agora que você sabe quais habilidades procurar na hora de contratar um profissional de mídia e comunicação surge a seguinte pergunta: como identificar essas habilidades nos candidatos a vagas de comunicação e mídia?

As estratégias podem ser as mais variadas, como testes pensados de acordo com a área em questão, exames práticos, além da boa análise curricular e entrevista, que muitas vezes revela bastante sobre cada candidato.

Além disso, profissionais que são da área da comunicação e já possuem experiência em contratação, sabem identificar essas características muito mais facilmente. Por isso, contar com ajuda de consultoria especializada para processos assim é fundamental. Pois a seleção será muito mais assertiva.

Por isso, aqui na Somos Hub, nós trabalhamos com uma equipe especializada, com profissionais com experiência e know-how em diferentes segmentos para que possamos ajudar outras empresas a encontrarem os melhores talentos para preencher suas vagas.

Para receber mais dicas como essas, continue acompanhando nosso blog. Se você deseja melhorar os processos de recrutamento e seleção da sua empresa, entre em contato conosco. Estamos prontos para entender o seu negócio e te ajudar!


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!