Indústria Farmacêutica

Compartilhe esse post!

Recrutamento Assertivo de Profissionais para a Indústria Farmacêutica

Sumário

Nos últimos anos, o setor da indústria farmacêutica tem demonstrado, em números, sua força. De acordo com dados do Guia 2019 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil é responsável por aproximadamente 2% do mercado farmacêutico mundial, sendo o principal na américa latina. Além disso, somos o 7º país em faturamento no ranking das 20 principais economias, com projeção para alcançar a 5ª posição em 2023.

Os dados falam por si só e evidenciam o aquecimento do setor. Nesse cenário, o recrutamento assertivo e eficiente de profissionais da indústria farmacêutica é extremamente relevante para garantir os bons resultados das empresas desse segmento.

O que faz um profissional da Indústria Farmacêutica?

No segmento, os profissionais atuam nas mais diversas funções, mas podemos separar em cinco principais responsabilidades: administrativo, inteligência de mercado, produção industrial, desenvolvimento de medicamentos e vendas.

Contudo, é importante lembrar que, apesar de uma das responsabilidades mais conhecidas da indústria farmacêutica ser o desenvolvimento de vacinas e remédios, ela também é encarregada pela produção de produtos de higiene e cosméticos (e aqui vale lembrar que o Brasil conquistou o 3º lugar do mundo no ranking de gastos com cosméticos!).

Portanto, as empresas farmacêuticas estão mais presentes no nosso dia a dia do que percebemos, contribuindo com a pesquisa, produção e distribuição de medicamentos e cosméticos, novas diretrizes para tratamentos de saúde e, mais recentemente, contribuindo com o avanço da Digital Health, também conhecida como a famosa “Telemedicina”.

Quais são as características do Setor de Indústria Farmacêutica?

Como apontado, o mercado da indústria farmacêutica está em alta. Mas ao contrário do que muitos pensam, esse cenário positivo não tem como único responsável a recente pandemia de covid-19.

Nas últimas décadas, o envelhecimento da população brasileira tem se tornado uma realidade cada vez mais evidente. Com isso, cresce a demanda por medicamentos, tratamentos, cuidados e, claro, aumento de qualidade de vida e bem-estar como um todo.

Tais fatores, em conjunto, são responsáveis por:

  • Altos investimentos em tecnologia e inovações
  • Demanda por novos e mais eficientes medicamentos
  • Altos aportes financeiros
  • Aplicação de tempo e dinheiro em pesquisas

Como recrutar no Setor da Indústria Farmacêutica?

Para garantir um processo de recrutamento bem-sucedido no setor da indústria farmacêutica, é essencial conhecer algumas estratégias que irão ajudar a garantir a atração e retenção dos melhores candidatos.

Considerando as especificidades do mercado e o avanço da implantação de novas tecnologias, muitas vezes encontrar o profissional ideal se torna uma tarefa árdua, ainda mais quando levamos em consideração a necessidade do match não apenas com os requisitos da vaga, mas, também, com a cultura da empresa.

Infelizmente, não há uma fórmula mágica para superar esses desafios, contudo, existem algumas precauções e dicas que você pode seguir que, com certeza, aumentarão as chances de sucesso do recrutamento e seleção. Confira quais são elas:

5 dicas acertar na contratação de profissionais da Indústria Farmacêutica

  • Para encontrar o melhor candidato, faça a melhor descrição;
  • Preste atenção aos dados e números;
  • Nunca deixe de testar as habilidades;
  • Facilite o processo de candidatura para a vaga;
  • Construa uma marca empregadora forte.

Entenda melhor cada um desses tópicos:

  1.   Para encontrar o melhor candidato, faça a melhor descrição

Querer que o melhor candidato apareça sem nenhum esforço da sua parte é pedir muito, concorda? Por isso, é essencial que você se empenhe na construção da descrição da vaga, pois ela será fundamental para o sucesso da contratação.

Seja sucinto, mas também preciso na apresentação das atividades, usando terminologias pertinentes à área e informando quais habilidades e/ou conhecimentos o profissional precisa ter para preencher aquela posição.

Quando você se empenha na construção de uma descrição atrativa, as chances de encontrar bons candidatos e currículos aumentam.

  1.   Preste atenção aos dados e números

Cada vez mais fica clara a transição para uma cultura data driven no setor da indústria farmacêutica, nesse sentido, é essencial que você procure por profissionais que entendam essa mudança e saibam lidar com dados, números e métricas. Indo além, é preciso procurar por profissionais que usem esses elementos para justificar suas ações e insights.

Por isso, se der a sorte de encontrar um profissional que use dados e números para exemplificar suas conquistas profissionais, não o deixe escapar.

  1.   Nunca deixe de testar as habilidades

Por mais que um profissional tenha se saído muito bem na entrevista, não deixe de realizar testes que possam comprovar as habilidades e conhecimentos descritos no currículo, afinal, uma boa entrevista não significa que o candidato se sairá bem na função.

Para ajudar a assegurar isso, apenas testando suas hard skills, o que pode ser feito através das mais diferentes formas de avaliação.

  1.   Facilite o processo de candidatura para a vaga

Você quer mais ou menos complicações no seu dia a dia? A resposta para essa pergunta é bastante óbvia, não é?

Nesse sentido, por que tantos recrutadores ainda insistem em dificultar a vida do candidato com processos de candidatura maçantes e complicados?

Invista em aplicativos, plataformas e ferramentas que sejam user friendly, otimizadas para mobile e facilitem o processo de candidatura. Seus candidatos, principalmente os millennials e gen-z, agradecerão.

  1.   Construa uma marca empregadora forte

O que você tem a oferecer para os profissionais que atuam na sua empresa, ou, melhor ainda, por que os melhores da área deveriam escolher a sua instituição para atuar?

A cada ano que passa a cultura da empresa ganha mais peso na decisão de um profissional de aceitar ou não um emprego (isso desde os boomers até os gen-z). Portanto, se você quer ser bem-sucedido na procura por candidatos qualificados, é fundamental oferecer:

  • Ambiente de trabalho saudável e amigável
  • Flexibilidade
  • Benefícios
  • Cultura de feedback e reconhecimento

Com isso, muito mais pessoas vão querer trabalhar na sua empresa, aumentando as candidaturas e as possibilidades de contratação.

Leia também!

Por fim, uma dica extra é contar com uma consultoria de recrutamento e seleção como a Somos Hub, que tem expertise no setor da indústria farmacêutica e entende as novas necessidades em cuidados, assim como as mudanças no comportamento dos consumidores, fatores que aumentam a demanda por capital humano especializado e qualificado nessa área.

Estamos prontos para te ajudar a acertar na contratação de profissionais da indústria farmacêutica. Entre em contato conosco e entenda como conseguimos combinar humanização com otimização para encontrar os melhores profissionais para sua empresa.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!