Recrutamento para Indústria como ser assertivo

Compartilhe esse post!

Recrutamento para Indústria: como ser assertivo?

Sumário

Recrutamento para Setor de Indústria

A indústria é um setor que compreende diversos tipos de atividades e as mais diferentes áreas. E por ser tão diversa e estar em constante mudança, seguindo as tendências e preferências de consumidores em todo o mundo, as empresas que atuam no setor precisam, necessariamente, contar com os melhores profissionais do ramo para sair à frente da concorrência. 

Considerando tudo isso, o recrutamento para indústria tem sido um grande desafio para algumas companhias, afinal, como conseguir encontrar os melhores profissionais do setor sendo que ele é tão diverso? Continue lendo o texto e saiba mais sobre o assunto:

O que é a Indústria?

Chamamos de indústria o conjunto de atividades que forma o setor secundário da economia.

Complicado?

Calma que vamos explicar melhor!

De forma simples, podemos dizer que a indústria é um termo que engloba as empresas responsáveis por processar e transformar matérias-primas em bens acabados ou intermediários, que serão destinados a consumidores que podem ser tanto outras empresas (quando falamos de bens intermediários) ou um consumidor final (quando falamos de bens acabados).

Entre alguns dos vários setores da indústria, podemos citar:

  • Automotivo e Automação;
  • Aeroespacial e Defesa;
  • Construção;
  • Engenharia;
  • Concessões;
  • Infraestrutura;
  • Energia;
  • Equipamentos Industriais;
  • Logística;
  • Mineração e Materiais de Construção;
  • Químicos;
  • Oil & Gás.

Agora que você entende o quanto a indústria é um setor vasto e diverso, é importante lembrar também que ele está sempre em transformação. As demandas dos consumidores mudam cada vez mais rápido e as empresas que atuam no setor de indústrias precisam apostar na inovação e tecnologia para acompanhar as necessidades de seus clientes.

Assim, independente de qual é a especialidade da indústria em que uma empresa atua, é essencial poder contar com profissionais experientes, habilidosos e inovadores. E esse é um dos maiores desafios do setor.

Por que o Recrutamento para Indústria é tão complicado?

Como comentamos anteriormente, o setor da indústria é bastante diverso. Isso significa que as empresas que atuam nesse mercado possuem demandas muito diferentes entre si. Além disso, podemos incluir nessa conta que cada uma segue uma cultura diferente e que é necessário que, a cada nova contratação, sejam testadas não apenas as habilidades e conhecimentos do candidato, mas, também, sua compatibilidade com a cultura da companhia. No final, a equação fica bastante complicada, não é?

Assim, uma empresa que atua no setor de logística terá demandas bastante diferentes de uma que atua com construção ou mineração, por exemplo. 

E ter o know-how e experiência necessária para entender profundamente a demanda e necessidade de empresas que atuam nos mais diversos ramos da indústria é um dos maiores desafios de recrutamento para o setor, afinal, nem todos os profissionais que atuam no recrutamento e seleção possuem o extenso entendimento necessário para conseguir entrevistar de forma assertiva e colocar à prova candidatos que afirmam ter a experiência necessária para preencher vagas no setor.

Então, conseguir entender e atender as expectativas de empresas com necessidades tão diferentes pode ser bastante complicado. Ainda mais atualmente, quando muitas empresas têm investido no desenvolvimento digital e tecnológico de suas operações, tornando seus requisitos e exigências cada vez mais diversificados.

Como ser mais assertivo no Recrutamento para Indústria?

Portanto, para conseguir contornar essas dificuldades decorrentes da diversidade do setor, é essencial que o recrutador esteja atento aos seguintes tópicos antes de começar o processo:

  • Entender profundamente a cultura da empresa e suas necessidades para que seja possível conduzir os processos considerando a compatibilidade do candidato com a cultura da companhia;
  • Definir com detalhes o perfil e demanda das vagas junto ao gestor para conseguir entender o que ele precisa para complementar o time e, a partir disso, definir quais deverão ser as etapas e avaliações aplicadas;
  • Ter conhecimentos específicos sobre a área de atuação da empresa para conseguir aplicar testes e interpretá-los corretamente para entender exatamente qual é o nível de conhecimento e experiência do candidato;
  • Contar com ajuda especializada para garantir uma contratação mais assertiva, afinal, uma consultoria que conhece o setor e suas características conseguirá conduzir cada uma das etapas com mais agilidade e acertos.

Por fim, considerando o último tópico, é importante reforçar que poder contar com uma consultoria especializada no setor de indústrias pode ser a chave para um recrutamento mais assertivo. Aqui na Hub, por exemplo, nós entendemos o quanto a mão de obra qualificada é essencial para a evolução da indústria. Justamente por isso, estamos prontos para entregar as melhores soluções em recrutamento para essa área.

Nosso time conta com profissionais que não apenas têm conhecimentos em recrutamento de alta qualidade, mas também que dominam os pormenores de diversas áreas do setor de indústrias e, por isso, conseguem absorver claramente as demandas e necessidades das empresas para, assim, encontrar um profissional que seja o match ideal para complementar o quadro de funcionários.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!