tendências de recrutamento no setor financeiro

Compartilhe esse post!

Setor financeiro: 3 tendências de recrutamento em 2022

Sumário

O mundo segue em constante mudança e, com tantas novidades, empresas têm tido que adaptar seus processos seletivos e contratações a todo momento, incluindo inovações tecnológicas e transformação digital para continuarem sendo competitivas. No mercado financeiro e de finanças isso não é diferente, ainda mais visto a alta demanda por profissionais nessa área. Para ficar à frente, as estratégias de contratação e retenção precisam mudar. Confira as 3 principais tendências de recrutamento no setor financeiro em 2022:

Como melhorar o recrutamento no setor financeiro?

  • Contratação remota

Uma das mudanças que foi acelerada por conta da pandemia foi a contratação remota e o home office. É fato que muitas empresas adotaram esse modelo de seleção e recrutamento e é preciso considerá-lo sempre que possível, já que mediante a escassez de mão de obra qualificada do mercado financeiro, não se pode perder um talento, mesmo que ele esteja distante.

Assim, a vaga remota pode atrair candidatos qualificados de diferentes partes do globo. Um talento não pode ser deixado de lado por estar em outro estado, país ou até mesmo continente. Se ele é o candidato ideal para o cargo, alcance-o.  

Se o problema não for a distância é possível mesclar esse tipo de seleção e contratação com demais processos. Conheça os diferentes métodos de recrutamento em nosso blog sobre o tema. Já a atuação do profissional pode se dar à distância ou até mesmo de forma híbrida.

  • Contratação de potenciais profissionais

Algumas funções exigem uma licença ou certificado especial, mas outras não, e para essas não vale a pena ficar caçando candidatos com especificidades que não terão relevância. Afinal, o mercado de trabalho do setor financeiro está um pouco restrito quando falamos em candidatos qualificados.

O ideal é estar atento se outras habilidades, qualidades ou realizações na carreira podem ser consideradas. É hora de buscar talentos de outra maneira, não apenas focar na experiência e formação, como no modo convencional.

A essência aqui é a busca por candidatos com potencial. Candidatos em busca de algo para si e que estejam abertos a treinos e qualificações oferecidas para atuar de modo mais completo na função. A vontade de aprender é fundamental, ainda mais para os que têm uma formação mais distinta do que a vaga costuma exigir.

  • Oferta além de salários e benefícios

Já foi o tempo em que apenas o salário contava quando um bom profissional estava em busca de emprego. Hoje, mais do que benefícios, as pessoas têm buscado qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, outra coisa procurada são cargos e funções que façam sentido e que tenham significado para elas.

Com relação ao equilíbrio de tempo, temos como exemplo os diversos testes que muitos países e até mesmo empresas no Brasil têm feito da semana de trabalho com 4 dias. Ambientes colaborativos e horários flexíveis estão entre os fatores que bons profissionais buscam na hora de escolher onde trabalhar.

Como seguir as tendências de recrutamento e seleção para o setor financeiro em 2022?

Vale ressaltar que, além dessas tendências mais direcionadas ao setor financeiro, temos também outras 4 Tendências de Recrutamento e Seleção que são gerais e englobam essa área:

  • Foco na experiência do candidato;
  • Recrutamento por mídia social;
  • Inteligência Artificial (IA) usada em recrutamentos; e
  • People Analytics para processo de Recrutamento & Seleção. 

Confira mais sobre cada um deles em nossa postagem sobre as 5 Maiores Tendências de Recrutamento & Seleção para 2022.

Mas, então, como conseguir seguir essas tendências e contratar o candidato ideal mesmo em meio a escassez de mão de obra qualificada disponível no mercado financeiro?

Primeiramente, é preciso verificar se o setor de RH interno está preparado para as mudanças que vêm acontecendo no setor financeiro e, também, nos processos seletivos atuais. Além disso, validar se há pessoas suficientes para colocar em prática todas as etapas que envolvem processos do tipo.

Em grande parte das vezes, o ideal é contratar uma consultoria especializada em recrutamento e seleção e que tenha expertise no setor financeiro. Na Somos Hub, contamos com equipe especializada em ambas as frentes, o que facilita a eficácia da seleção. Conheça nossos serviços em nosso site.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!