contratações em volume

Compartilhe esse post!

Grupo Hub e Vale fecham parceria para gestão e contratações em volume

Sumário

O recrutamento é, sem dúvida, um processo que exige muitos recursos para qualquer organização em termos de tempo, custo e esforço. Para reduzir os gastos desses três pilares e melhorar a eficiência dos recrutamentos, muitas empresas recorrem a consultorias especializadas em Recruitment Process Outsourcing (RPO), principalmente quando se trata de contratações em volume, ou seja, com grande número de vagas.

A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, vem recorrendo a esta solução por meio da Infinity, braço do grupo Grupo Hub, consultoria especializada em Recrutamento e Seleção.

Em busca de novos talentos para diferentes vagas, a Vale contratou o RPO da Infinity, que já conta com 9 profissionais totalmente dedicados à mineradora, que visam levar mais assertividade aos processos seletivos e agregar à marca empregadora todos os benefícios da contratação desse serviço.

Além disso, a empresa vem passando por um processo de transformação cultural onde promover a inclusão e valorizar a diversidade são imperativos éticos conectados com seu o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar o futuro. Um dos objetivos dessa jornada é de que a Diversidade, Equidade e Inclusão sejam de fato uma prática amadurecida, efetiva e central para seu negócio.

A Vale tem buscado, cada vez mais, garantir práticas, políticas e processos inclusivos. Com um time de recrutamento letrado e treinado para isso, todos os programas de porta de entrada e recrutamentos em geral levam em conta diferentes dimensões de diversidade. Dessa forma, a empresa procura selecionar e impulsionar a carreira de profissionais diversos em termos de gênero, raça, orientação sexual e região de origem.

A mineradora estabeleceu a meta de dobrar a representatividade de mulheres na força de trabalho de 13% para 26% até 2025. Atualmente as mulheres representam 22% da força de Trabalho. São cerca de 5.000 mulheres a mais na empresa desde dezembro de 2019.

“É muito gratificante fazer parte da transformação de uma marca empregadora forte como a Vale. A diversidade é fundamental para uma empresa ter representatividade de diferentes perfis em seu corpo de talentos e temos contribuído para levar isso à Vale. Conseguimos preencher com assertividade e inclusão até mesmo as vagas em lugares mais remotos”, celebra Renata. 

Visto todos esses benefícios, fica claro que o RPO é uma solução para desafogar os setores de RH, dar mais agilidade aos processos de contratações – principalmente de contratações em volume. Levar mais eficiência aos recrutamentos e atrair os perfis ideais para dar ainda mais gás ao negócio da empresa contratante. Além disso, pode suprir demandas específicas e ser grande parceira de uma transformação cultural de uma empresa, como tem sido o caso da Infinity com a Vale. 

O que é e como funciona o RPO?

RPO significa terceirização do processo de Recrutamento e Seleção. A gestão de recrutamento pode ser terceirizada como um todo ou apenas para um projeto específico que precise de talentos diferenciados. A empresa contratada para realizar o processo o conduz de ponta a ponta, desde a busca pelos candidatos/divulgação das vagas até a conexão e recrutamento dos profissionais ideias.

“As soluções de RPO visam levar mais facilidades, escalabilidade e eficiência aos processos de recrutamento. Na Infinity (empresa do Grupo Hub), usamos inteligência artificial, metodologias ágeis e tecnologia de ponta para agilizar o processo, além de profissionais com expertise no assunto”, pontua Victor Fazzio – Head & Managing Partner da Grupo Hub.

Contar com uma consultoria em RPO é a melhor solução quando não se disponibiliza de muito tempo e recurso. Isso viabiliza um processo muito mais ágil e eficiente proporcionando também menor gasto com a rotatividade de pessoas contratadas. Uma vez que cada busca visa obter o candidato que mais se adequa à vaga e à empresa em questão.

Benefícios do RPO:

As organizações que terceirizam o recrutamento ganham em diversos aspectos. Em um mercado de trabalho competitivo ou com campos especializados, o RPO no recrutamento ajuda a empresa empregadora a se destacar. Dentre os benefícios de ter um parceiro RPO estão:

– Mais qualidade nas contratações

As consultorias de RPO investem tempo, energia e recursos na busca, triagem e escolha do talento ideal para o cliente. Contam com equipes treinadas e especializadas nesses processos, já que o Core Business de uma consultoria deste tipo é a contratação. 

– Adesão à cultura organizacional 

Como vimos no exemplo citado, RPO é mais que uma consultoria, pois é uma trabalho feito com a imersão total na cultura organizacional da empresa que a contrata. Em parceria com a empresa e seus gestores, desenhamos todos os processos, contando com adesão total à cultura da marca que está contratando. Dessa forma, em alguns casos, pode ser utilizado até mesmo o modelo feito pela empresa empregadora, como no caso da Vale, que já possuía um processo muito bem definido e desenhado que foi seguido pela Infinity.

– Redução de Custos

Tempo é dinheiro e, com a terceirização dos processos de recrutamento, o setor de RH fica com tempo para realizar as demais tarefas, que já são muitas. Além disso, preencher as vagas rapidamente melhora a produtividade e reduz a quantidade de recursos de RH gastos na busca de candidatos.

– Flexibilidade

À medida que as empresas experimentam picos ou baixas de pessoal, o parceiro RPO pode ter seus serviços calibrados de acordo. Ou seja, quando houver expansão, utilizam mais funcionários para contratação, quando ocorrer o contrário, a empresa não precisará de seus serviços. O serviço é adequado de acordo com a situação.

– Redução do tempo de contratação

Essas consultorias estão sempre preparadas para contratações ágeis e eficazes. Além disso, eles possuem todos os recursos necessários para as contratações e know-how.

– Análises e Relatórios

Analisa-se todas as etapas do processo de recrutamento, permitindo relatórios em tempo real e insights detalhados para tomar decisões imediatas. Assim, isso também torna muito mais fáceis futuras auditorias da atividade.

– Conformidade com a lei

Empresas de RPO são especialistas em leis e normas trabalhistas. Por isso mantém registros detalhados, mapeando todas as etapas do processo de recrutamento, garantindo processos e métodos totalmente auditáveis. Uma preocupação a menos para a empresa contratante.

 O que esperar de uma parceria RPO?

A parceria com uma consultoria de RPO confiável pode ajudar sua empresa a ampliar oportunidades e transformar a maneira como você atrai, recruta e retém talentos. Nem toda empresa tem um departamento de RH grande o suficiente para apoiar equipes de recrutamento em tempo integral. Visto que os funcionários do setor têm muitas outras tarefas além do recrutamento. Além disso, apesar de todas as ferramentas e plataformas sofisticadas existentes para processos desse tipo, muitas empresas não podem operá-las. Seja por falta de mão de obra ou verba, o que dificulta encontrar, conectar e recrutar os melhores candidatos.

As empresas de terceirização de processos de recrutamento, como a Infinity, do Grupo HUB, fornecem profissionais que são recrutadores em tempo integral e que conhecem as ferramentas adequadas e os passos necessários para encontrar o candidato ideal. Elas possuem técnicas sofisticadas e ferramentas analíticas que garantem um processo mais rápido e eficiente em todos os sentidos. Isso acaba sendo também menos custoso.

Para Renata Akar, Head & Associate da divisão Infinity, um grande diferencial do RPO é seu modo imersivo que faz com que haja uma proximidade com o cliente. “Os profissionais são totalmente dedicados a cada uma das empresas, fazendo com que eles ganhem profundo conhecimento da cultura organizacional daquela marca empregadora, o que torna o processo diferenciado”, destaca. 

“Aqui temos um time grande com os melhores recrutadores que se dedicam incessantemente em busca dos candidatos ideais para cada caso, independente do segmento e tamanho da empresa. Além de muita tecnologia e processos adequados já muito bem alinhados, o que faz da parceria uma grande soma à empresa contratante”, acrescenta Renata.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!