Compartilhe esse post!

Tendências da Indústria em 2023

Sumário

Mais um ano se inicia e com ele muitas novidades são esperadas. É hora voltar os olhos ao que será tendência em 2023. Os últimos anos trouxeram muitas mudanças e inovações em diferentes áreas, inclusive no setor industrial.  Mas o que esperar das tendências da indústria nesse novo ciclo que se inicia? A Hub te conta: consolidação de tudo que vem se modificando e muita tecnologia atrelada a processos, foco em otimização, assertividade e agilidade. Além de investimentos em sustentabilidade e pioneirismo.

Para facilitar o entendimento desses pontos, nós separamos as 3 grandes tendências do mercado industrial para 2023! Confira:

Sustentabilidade:

A busca pelo equilíbrio entre produção lucrativa e meio ambiente segue em pauta e tende a estar cada vez mais em destaque. Afinal, sem sustentabilidade a produção a longo prazo pode sofrer com escassez de recursos e outros problemas mais amplos que englobam a vida humana e seu habitat. Além disso, as outras duas siglas que acompanham o S em ESG (Environmental, Social and Governance — traduzido para o português: Ambiental, Social e Governança), também tendem a se manterem fortes, visto que uma indústria com práticas de ESG é bem-vista perante o mercado, uma vez que é socialmente consciente, sustentável e bem gerenciada.

Exemplos: as ações de sustentabilidade podem ser as mais básicas, que vão desde a coleta seletiva de lixo, o consumo responsável de materiais utilizados na indústria ou a preferência pelo uso de materiais sustentáveis; até algumas mais amplas, como a extração consciente de matéria-prima e programas que reduzam o impacto que seus processos podem acarretar ao meio ambiente, como um programa de reflorestamento.

No campo social podemos citar atos internos, como promover diversidade e inclusão no ambiente de trabalho industrial e até mesmo programas sociais e parcerias com Organizações Não Governamentais (ONG’s),Já quando falamos em Governança entra a transparência nas relações entre parceiros, clientes e a empresa, bem como políticas de combate à corrupção e outras ações.

Tecnologias:

Indústria 4.0 não é um termo novo, porém, a aplicação de seus conceitos está para ser definitiva. Inovação, eficiência e customização é a tríade que sustenta a ideia da também conhecida como quarta revolução industrial. Inteligência artificial (IA), robótica, nuvem e internet das coisas (IoT) estarão cada vez mais presentes e seguirão mudando as formas de produção e os modelos de negócios.  Além disso, a utilização de dados e automatização de processos já são realidade e tendem a estar cada vez mais presentes.

Exemplos: uma indústria pode usar IoT para monitorar a qualidade de produtos ou robôs industriais que fazem manutenção preditiva. Além disso, é possível realizar o monitoramento em tempo real da produção por meio de nuvem ou mesmo monitoramento de tempo de ciclos por meio de softwares em tempo real. Isso sem precisar depender de funcionários para acompanhar cada uma das máquinas.

Em grande parte, trabalhos e processos manuais passarão a ser automatizados, de modo a ganhar agilidade e eficiência.

Multidisciplinaridade:

Os diferentes setores e áreas industriais têm trabalhado cada vez mais em conjunto, visando soluções e processos mais ágeis. Por isso, o perfil dos profissionais da área industrial também tende a ser mais multidisciplinar e contar com pessoas mais flexíveis.

Exemplos: Indústrias de diferentes ramos podem firmar parcerias para levar ao cliente uma solução mais completa, que envolva processos de ambas em conjunto. Já quando mencionamos profissionais, a multidisciplinaridade se dá em uma equipe com pessoas com diferentes formações e experiências, tornando os times cada vez mais ricos e diversos.

De quebra, trazemos uma tendência que está sempre em voga e que se manterá não só pelo ano de 2023, mas por muito tempo: profissionais experientes em indústria, adequados para cada cargo e prontos para seguir essas tendências. De nada adianta ter tecnologia de ponta se alguém não souber como operá-la, e de nada adianta ter ações sustentáveis se ninguém as praticar. O colaborador ideal é a essência de todas as boas práticas do setor industrial. Por isso, a escolha de cada um deles é prioridade e deve ser feita com cautela e por quem entende do assunto. A Somos Hub atua no ramo das indústrias e conta com uma equipe pronta para achar os melhores talentos no setor. Incluindo os profissionais multidisciplinares que o mercado requer em 2023.

De quebra, trazemos uma tendência que está sempre em voga e que se manterá não só pelo ano de 2023, mas por muito tempo: profissionais experientes em indústria, adequados para cada cargo e prontos para seguir essas tendências. De nada adianta ter tecnologia de ponta se alguém não souber como operá-la, e de nada adianta ter ações sustentáveis se ninguém as praticar.

O colaborador ideal é a essência de todas as boas práticas do setor industrial. Por isso, a escolha de cada um deles é prioridade e deve ser feita com cautela e por quem entende do assunto. A Somos Hub atua no ramo das indústrias e conta com uma equipe pronta para achar os melhores talentos no setor, incluindo os profissionais multidisciplinares que o mercado requer em 2023.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!