Tipos principais de Recrutamento e Seleção

Compartilhe esse post!

Tipos principais de Recrutamento e Seleção

Sumário

Você já parou para pensar no quanto o processo de recrutamento e seleção é importante para manter empresas de pé? 

As instituições são movidas por seus colaboradores, o capital humano. E por isso, é essencial saber qual tipo de seleção realizar em determinado momento. Para cada resultado procurado, há um tipo de busca que pode ter vantagens e desvantagens, portanto, é papel do RH, dos gestores ou das consultorias dedicadas à contratação definirem qual tipo de recrutamento será o mais adequado para a empresa e para a vaga em questão.

Mas você sabe quais são os tipos principais de recrutamento e seleção que existem e quando utilizá-los? Separamos os principais para que você possa conhecer e saber como fazê-los.

Quais são os tipos principais de recrutamento e seleção?

Os três principais tipos de recrutamento e seleção são:

  • Recrutamento interno
  • Recrutamento externo
  • Recrutamento misto

Saiba mais sobre cada um deles:

  1. Recrutamento interno

No recrutamento interno, o processo seletivo é feito da seguinte forma: as vagas são preenchidas por profissionais que já são colaboradores da empresa, seja por meio de promoção ou transferência. 

A vaga pode ser anunciada e uma concorrência ser aberta, dando a oportunidade a diferentes colaboradores. Ou então, a função pode ser oferecida a alguém que esteja enquadrado no perfil e que até mesmo seja indicado por líderes ou colegas de trabalho que saibam que a pessoa tem perfil para ocupar o cargo, tudo isso, claro, após análise do perfil do profissional.

Por que usar? – Retenção e valorização dos talentos da empresa e motivação dos colaboradores por saberem que há oportunidades internas. Costuma ter bastante eficácia, já que a pessoa que preencherá a vaga já está acostumada com o ambiente de trabalho, ainda mais se feito com a ajuda de uma consultoria especializada, que poderá ajudar a identificar, junto do gestor, qual o melhor profissional para preencher determinada vaga.

  1. Recrutamento externo

Já o recrutamento externo é o tipo no qual a procura pelo candidato ideal se dá no mercado de trabalho. Costuma ser o meio mais usado pelas empresas. Pode ser feito com auxílio de headhunter, consultorias especializadas e outros meios para atrair candidatos, acompanhados de métodos convencionais de seleção, como entrevistas e dinâmicas em grupo.

Por que usar? – Novos talentos costumam dar gás e visões diferentes ao ambiente corporativo. Enfim, outro ponto positivo desse tipo de recrutamento é a possibilidade de ter inúmeras opções para preencher o cargo.

  1. Recrutamento misto

Quando o processo é aberto a candidatos internos e externos ao mesmo tempo, temos o recrutamento misto, que nada mais é do que a junção dos dois tipos já citados anteriormente. Além disso, para ser justo, não deve haver favorecimento de colaboradores que já estão dentro da empresa e todos os procedimentos devem ser transparentes para não causar insatisfações.

Por que usar? – Esse é o recrutamento mais abrangente, dado que qualquer pessoa pode participar, o que aumenta o nível de competitividade. Dessa forma, costuma ser um método bastante eficaz.

Quais os melhores métodos para realizar os recrutamentos?

Além dos tipos citados, como recrutamento interno, externo e misto, há os jeitos de se fazer recrutamento e seleção. Destacamos aqui quatro possíveis caminhos:

  • Recrutamento online
  • Recrutamento presencial
  • Recrutamento híbrido
  • Recrutamento às cegas

Lembrando que eles valem para os três tipos de recrutamento sobre os quais falamos.

Recrutamento online

O processo de recrutamento pode ser inteiramente online, ou seja, neste estilo nenhuma das etapas é presencial. O recrutamento online tem crescido muito devido aos avanços da tecnologia, já que há novos meios para as diferentes etapas, como chats e gravações que substituem entrevistas. Inclusive já há soluções de inteligência artificial para auxiliar nesses processos.

Por que usar? – Gera agilidade e reduz o volume de trabalho operacional da equipe responsável pelas contratações.

Recrutamento presencial 

Esse tipo de seleção, realiza todas as etapas in loco, presencialmente. Assim, esse tipo de recrutamento era o mais utilizado antes da pandemia e, inclusive, tempos atrás era a única opção.

Por que usar? – O fator humano está presente em todas etapas e há contato olho no olho entre recrutadores e candidatos. 

Recrutamento híbrido 

Uma outra forma de realizar o recrutamento é mesclando etapas presenciais com etapas online. 

Por que usar? – O fator humano está presente em algumas etapas e o processo pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada fase. Ou seja, em algumas etapas não é necessária a presença do candidato. Dessa forma, o processo segue à distância. 

Recrutamento às cegas

Em tempos em que se busca pela pluralidade, diversidade e inclusão, esse tipo de recrutamento tem como objetivo diminuir preconceitos e discriminações na hora de avaliar os candidatos, já que ele visa trazer apenas competências que são cruciais para a vaga, sejam elas técnicas ou comportamentais. Portanto, podem ser utilizadas ferramentas que omitem informações que não são necessárias para aquela seleção em questão, como idade, gênero e nome.

Por que usar? – É o método que mais favorece a imparcialidade e contribui com a diversidade. Assim, é a maneira mais eficaz de se ter certeza que o recrutamento não foi feito à base de preconceitos e julgamentos discriminatórios.

Quem está habilitado a realizar um processo de recrutamento e seleção?

Todos os tipos e métodos de recrutamento têm de ser feitos por equipe qualificada e devem ser escolhidos de acordo com o resultado que se espera alcançar. Dessa forma, o tipo de vaga também conta muito na hora de selecionar o estilo de seleção e como ela será feita. Na Somos Hub temos os melhores profissionais para realizar o recrutamento para sua empresa. Contamos com especialistas em Recrutamento & Seleção, além de experts em diferentes áreas que, juntos, buscam os melhores talentos para cada situação.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!