Setor de Turismo

Compartilhe esse post!

Turismo: como conduzir processos seletivos rápidos e assertivos

Sumário

De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no primeiro semestre de 2022 o setor de Turismo faturou R$94 bilhões, 33% a mais do que no mesmo período em 2021. Isso demonstra a retomada desse mercado e revela a importância dos esforços para proporcionar as melhores experiências para os viajantes e seguir as novas tendências. E para as empresas do setor, isso só é possível através de uma operação bem estruturada, com profissionais experientes.

Como é o setor de turismo no Brasil?

No Brasil, os transportes aéreos e serviços de alojamento e alimentação estão saindo na frente no setor de turismo, mas o país como um todo tem um enorme potencial, afinal, temos inúmeras paisagens naturais, praias, cidades históricas, patrimônios culturais, museus e inúmeras opções de lazer. Além disso, por aqui o ecoturismo também está em expansão.

Considerando tudo isso, as empresas que atuam nesse mercado precisam estar atentas às novas tendências para não ficarem para trás. Para facilitar isso, trazemos aqui um compilado com as principais tendências para o setor de turismo em 2023.

Tendências no setor de turismo em 2023

  1. Staycation

    A modalidade que se popularizou na pandemia continua em alta, com muitas pessoas procurando pontos turísticos, hotéis e pousadas em suas próprias cidades. 

  2. Flexibilidade

    Seja em formas de pagamento ou até mesmo para cancelamentos e remarcar datas. Afinal, as pessoas prezam pela liberdade de escolha e estabelecimentos que se adequam às suas necessidades.

  3. Inclusão

    Parece óbvio, mas muitas empresas do setor ainda negligenciam esse item tão importante. Pessoas com deficiência também viajam e a acessibilidade é fundamental para garantir a inclusão de todos que queiram desfrutar de uma boa viagem.

  4. Sustentabilidade e contato com a natureza

    Estar ao ar livre passou a ser uma atividade bastante valorizada durante e após a pandemia. Além disso, proteção e preservação de recursos naturais, bem como da biodiversidade, estão em alta. Estar engajado com essas causas é um diferencial.

  5. Bem-estar

    Juntar a viagem com tratamentos que visam melhorar o bem-estar físico e emocional é algo que muitos estão procurando. Por isso, muitas empresas do setor já estão incluindo estruturas de spa em seus ambientes, oferecendo diversos serviços estéticos e muito mais.

  6. Estrutura para trabalho remoto

    Com a popularização do trabalho remoto, muitas pessoas estão aproveitando a flexibilidade para viajar e conhecer outros lugares enquanto permanecem com suas rotinas de trabalho. Nesse sentido, aqueles que oferecerem infraestrutura para trabalho remoto também sairão na frente.

Além das novidades, é importante lembrar que as expectativas são positivas e se espera que o setor consiga recuperar o nível de faturamento pré-pandemia já no começo de 2023. Considerando tudo isso, as empresas de turismo precisam estar preparadas, tanto para suprir a alta demanda que ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, quanto para atender as expectativas dos consumidores no que diz respeito a todas essas novas tendências.

Nesse sentido, é fundamental poder contar com profissionais experientes na ponta final atendendo os clientes e também no planejamento, garantindo que a sua empresa mantenha-se competitiva no mercado, criando e executando estratégias para atender às novas necessidades dos viajantes.

Como contratar os melhores profissionais de turismo?

Montar um bom time no setor, que atenda a sua operação de ponta a ponta, só é possível através de um processo de Recrutamento e Seleção adequado, feito por profissionais experientes que entendam do setor de turismo e estejam preparados para trabalhar de acordo com as necessidades e características específicas de cada empresa.

Uma consultoria especializada em Recrutamento e Seleção, com know-how no setor de turismo, pode:

  • Realizar processos seletivos mais rápidos, pois geralmente já têm um banco de talentos à disposição.
  • Realizar processos seletivos mais assertivos, pois tem a experiência e know-how para identificar o fit cultural entre empresas e candidatos, assim como verificar se as habilidades do profissional são condizentes com o que é esperado da vaga.
  • Ajudar a suprir a demanda sazonal, realizando processos de grande volume com rapidez para contratar profissionais o suficiente para que você possa atender bem todos os clientes mesmo em épocas de alta demanda.
  • Identificar oportunidades e alinhar expectativas, trabalhando em conjunto com seus gerentes para entender, de fato, quais são os cargos mais adequados para garantir o sucesso da sua operação.

Agora que você já sabe de todas as vantagens de contar com uma consultoria especializada, está na hora de conhecer também os benefícios de ter a Somos Hub como parceira! Nós temos conhecimento e experiência na área de turismo para conduzir processos seletivos com agilidade e assertividade, mas sem deixar de lado o fator humano. Traga seu projeto para a Hub e alcance os melhores resultados.


Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube

Fale Conosco

Diga o que você precisa e nossos especialistas indicarão a melhor solução para a sua empresa.

QUIZ

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!

QUASE LÁ

Insira seu e-mail para começar a receber outros materiais exclusivos!